DeRose Alphaville
Estamos On-line:

Problemas? Oba!

        por Gustavo Mascarenhas

Imagem
"Este é o título de um livro de Roberto Shinyashiki, que tem uma ironia impregnada, já que a esmagadora maioria das pessoas enxerga os problemas como problemas, não é mesmo?
 
O Prof. DeRose, especialista em comportamento e autor de muitos livros nos diz: problema é o preâmbulo da solução. E complementa: “A solução virá na sequência. Nossa função, frente a um problema, é solucioná-lo. Não é entrar em pânico. Não é reclamar. Não é sentar e chorar.”

Já sabemos que a vida é feita de escolhas. É fácil ficar impressionado ao colocar mais atenção nisso e perceber que tomamos milhares de decisões por dia. Boa parte delas são para resolver os tais “problemas”. E também já deu para entender que quando chamamos algo de problema, é claramente uma classificação indicativa de alta dificuldade ou, se preferir, um grande desafio.
Todos sabemos, porém, que são estes “obstáculos” que estimulam nosso desenvolvimento: físico, emocional, mental, profissional etc., portanto é somente uma questão de mentalidade, termo que vem sendo bastante utilizado também em sua versão em inglês: mindset. A estrutura mental com a qual você interpreta as coisas e por meio da qual se comporta.
 
Quando você se empolga, fica animado e cheio de energia perante um problema, as chances de conseguir solucioná-lo são bem maiores em comparação a uma pessoa que tenha uma outra postura frente aos desafios da vida, como: apatia e desânimo, falta de energia e criatividade, falta de vontade.
 
A Profa. Carol Dweck da Universidade de Stanford, clássica estas posturas respectivamente de mindset: de crescimento e fixo. Um impele ao desenvolvimento de forma promissora, enquanto o outro induz a uma estagnação e em muitos casos à recessão.
 
O livro mencionado no início do texto também fala sobre postura e mentalidade. Quando alguém enxerga um problema como uma oportunidade para crescimento, aprendizado e até criar um serviço ou uma empresa para solucioná-lo, esta pessoa certamente terá mais sucesso, já que está se posicionando de uma forma mais positiva.
Seguem então algumas dicas, baseadas nestas leituras e no DeROSE Method, uma metodologia de alta performance e qualidade de vida:
- Tenha atitude afirmativa e ação efetiva: quer dizer que é necessário encarar os obstáculos com esta disposição em vencê-los e, claro, efetivamente colocar a mão na massa!
- Compreensão profunda: não adianta já ir metendo os pés pelas mãos e tentar solucionar um caso, por exemplo, sem antes refletir, pesquisar e perguntar para as pessoas o que pensam e acham daquela situação, e fazer o que for possível a fim de ter mais informações valiosas.
- Não dê desculpas: se você faz isso com frequência, provavelmente tem um mindset fixo muito forte.
- Resolva melhor: sempre busque a excelência, ou seja, ao terminar um trabalho considere o que pode ser otimizado para o próximo ficar ainda melhor.
- Planeje: tudo tem começo, meio e fim. Crie um cronograma, coloque metas e comprometa-se. Planejar pode diminuir muito os gastos financeiros e economizar também tempo, nosso ativo mais valioso.
 
É claro que você deve agregar muitas outras dicas a esta lista e torná-la ainda mais potente. Para começo de conversa, está mais do que bom! Despeço-me de você com este axioma do Prof. DeRose:
“Há os que se levantam e fazem, e há os que se sentam e choram.”
 
E você? O que prefere?"
.
9/7/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.


fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/