DeRose Alphaville
Estamos On-line:

O Stress a seu favor

        por Alessandra Filippini

Imagem

Quando pensamos em stress, logo associamos a algo negativo, certo? Ainda mais atualmente, quando se fala tanto em saúde mental e as consequências decorrentes exatamente do stress e da ansiedade.
 
Pois bem, há um nível ideal de stress, que te faz sair da zona de conforto e ir em busca de seus objetivos e metas, mantendo a produtividade e o bem-estar, sem chegar à exaustão ou ao burn-out.
 
Antes de entrar em detalhes, quero que você reflita:
 
O QUE TE GERA STRESS ATUALMENTE?
 
E quando você está se sentindo estressado, sobrecarregado, QUAIS ESTRATÉGIAS USA PARA SAIR DESSE ESTADO E GERAR BEM-ESTAR MENTAL?
 
O stress acontece quando há diferença entre nosso desafio e nosso potencial.
 
A maioria das ferramentas agem para reduzir o desafio, buscando superar ou mascarar o stress. Minha proposta, ao contrário, não é diminuir o desafio, mas sim aumentar seu potencial.
 
Talvez você já esteja atuando em sua potencialidade máxima, mas está sem controle. Saber administrar a potência e o desafio é uma arte que pode ser aprendida e treinada.
 
Meu objetivo com este artigo é que você maximize seu bem-estar para atingir o patamar de stress ideal.

Lembrando: stress não é algo ruim, o ponto é saber administrar o nível para que seja favorável.
Só podemos atuar sobre aquilo que temos conhecimento e clareza, por isso sugiro mais algumas reflexões.
 
NA MÉDIA, QUAL SEU NÍVEL DE STRESS?
 
De zero a a 10, como anda seu stress e porque você se dá esta nota?
 
QUAL SEU NÍVEL MÉDIO DE VITALIDADE?
 
Uma coisa é entender o nível de stress e tomar consciência do seu desafio e potencial, outra coisa é ter clareza se você tem a vitalidade e energia necessárias para lidar com ele.
 
Diante das respostas, será possível identificar se você precisa gerenciar seu stress, aumentar seu bem-estar ou ambas as coisas.
 
Agora o que você precisa fazer é mudar de hábitos. Sim, manter-se estressado ou negligenciar o bem-estar é questão de hábito!
 
Para tanto, você precisa saber como quebrar respostas automáticas ao encarar o stress e o bem-estar.
Um hábito não desaparece, ele precisa ser transformado.
 
Criar hábito é: identifica-lo, perceber que ele não está funcionando, e mudar a estratégia para criar um outro no lugar.
Você deve treinar o que deseja até que o cérebro comece a fazer novas conexões neurais e assim criar novas automações. A transformação completa demora um tempo, mas as mudanças começam a acontecer e a gerar resultados com o primeiro passo. O ponto é sair do automatismo.
 
Recomendo assistir esses vídeos, que explicam e exemplificam como os hábitos, tanto positivos quanto negativos, são criados:

* O Poder do Hábito - Charles Duhigg: 

* Bicicleta ao contrário - Smarter Every Day:

Podemos fazer uma analogia com as Leis de Newton, que afirmam:
1. Um objeto em repouso permanecerá em repouso, a menos que uma força externa atue sobre ele.
2. Um objeto que está em movimento não muda sua velocidade, a menos que uma força externa atue sobre ele.

Ou seja, depois de dar o primeiro passo, você estará oficialmente em movimento. Uma vez iniciado, é quase tão difícil parar quanto continuar, e nada é mais motivador e inspirador do que se ver agir e obter novos resultados.
E para isso é necessário uma ruptura. Promover uma nova trilha. E insistir nesta nova trilha, até que você comece a obter resultados diferentes, vivenciando os efeitos do progresso e evolução.
 
Você precisa quebrar respostas automáticas naquelas áreas que você não está satisfeito. O ponto é entender a importância de quebrar as respostas automáticas e tomar consciência se você entrou em um ciclo vicioso em alguma área da sua vida.
 
Vamos para a parte prática visando quebrar as respostas automáticas? (Sugiro que você anote suas respostas para poder trabalhar melhor e com constância sobre elas.)
 
IDENTIFIQUE UM HÁBITO QUE VOCÊ ACREDITA QUE IMPACTA NEGATIVAMENTE SEU BEM-ESTAR E COLABORE PARA SEU STRESS
 
Aqui entra qualquer coisa, em qualquer área da vida.
 
IDENTIFIQUE OS POSSÍVEIS GATILHOS QUE GERAM ESSE COMPORTAMENTO
 
Assim que selecionar o hábito, identifique o que normalmente acontece para que você gere esse comportamento indesejável. Nomear e elencar a situação específica que gera essa sensação, traz ainda mais clareza, por isso é importante que vá fundo no detalhe.
 
QUAIS NOVAS ATITUDES VOCÊ PODE ADOTAR PARA SUBSTITUIR O HÁBITO QUE ESCOLHEU?
 
Assim que identificar o gatilho, nomeie qual o sentimento associado àquilo e, ao escolher o novo hábito que colocará no lugar, busque algo que reproduza aquele mesmo sentimento.
 
É importante que seja uma atitude nova, factível e específica, que te faça agir e sair do campo da intenção.
Assim você consegue mapear, fazer uma troca inteligente e sustentável, e reprogramar o cérebro para que entre em modo automático novamente, porém agora com um comportamento desejável e favorável.
 
Mãos à obra!
 
Ficou com alguma dúvida ou dificuldade? É só me chamar!
 
Obs.: Conteúdo baseado no Workshop Tolerância ao Stress, Módulo Hábitos, do Programa Mindfulness Design ® do DeRose Method.

Texto extraído do perfil do linkedin de nossa Diretora Alessandra Filippini: https://www.linkedin.com/pulse/o-stress-seu-favor-alessandra-filippini/?trackingId=q8tuXJXIRUehd5MWp%2B7%2Baw%3D%3D

13/04/2022

Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir