DeRose Alphaville
Estamos On-line:

Cultivar a Felicidade Contribui
para o Sucesso e não o Inverso

        por Alessandra Filippini

Imagem

O QUE É FELICIDADE PARA VOCÊ?

Começo pedindo para que reflita sobre o significado de felicidade. Afinal, só podemos ter aquilo que sabemos o que é.

O QUANTO VOCÊ É FELIZ?

Pensando no que é felicidade para você, o quanto você se considera feliz, de zero a dez?

“A FELICIDADE OU A INFELICIDADE SÃO EFEITOS ILUSÓRIOS DE CAUSAS RELATIVAS À CONDIÇÃO IMEDIATAMENTE ANTERIOR.” DeRose

Acreditamos que o sucesso traz felicidade, que só depois de termos sucesso é que seremos felizes.
Ou que dinheiro, fama, um corpo esbelto, um marido ou esposa dos sonhos, o diploma, a casa própria, um carro zero ... trará a felicidade.

Se fosse assim, qualquer pessoa que tivesse atingido qualquer meta ou objetivo na vida seria feliz, mas isso não é necessariamente realidade, certo?

Estudos na área da psicologia positiva e da neurociência comprovaram que a equação é inversa, a felicidade vem antes do sucesso e, na verdade, ajuda na realização.
 
Uma pessoa feliz conquista mais seus objetivos, bate mais metas, é mais produtiva e tem mais desempenho.
Segundo Shawn Achor, pesquisador de Harvard e autor do livro “O jeito Harvard de ser feliz”,
 
“ESPERAR A FELICIDADE RESTRINGE O POTENCIAL DO CÉREBRO PARA O SUCESSO” ...
... ao passo que cultivar a positividade estimula a nossa motivação, eficiência, resiliência, criatividade e produtividade, o que, por sua vez, melhora o desempenho.”

Essa afirmação foi confirmada por milhares de estudos científicos, por pesquisas com mais de 1.600 alunos de Harvard e por dezenas de empresas da lista Fortune 500 ao redor do mundo.
 
Quando conquistamos algo, sentimos alegria, euforia, realização, que são sentimentos passageiros, já a felicidade independe de fatores externos, é inerente a todos nós, mas muitas vezes mascarada pelo mindset (atitude mental, forma de pensar), pela mudança da química corporal, por foco errado (no problema, na reclamação e não na solução).
Já é sabido também, que a dispersão é uma das causas da infelicidade, assim como agradecer é um fator que muda a química interna e favorece o estado de ser feliz.
 
Logo, é preciso uma construção para que a felicidade seja vivenciada diariamente, independente do que se passa no exterior.
 
ALGUNS DADOS

- Em 2004 um estudo revelou que 4 de cada 5 alunos de Harvard sofriam de depressão.
- 50% dos alunos sofrem de depressão debilitante, que os impossibilita de exercerem suas funções.
- Em 2010 uma pesquisa concluiu que 65% dos trabalhadores estavam infelizes no trabalho.
- Há 50 anos, a idade média para começar a ter depressão era 29,5 anos, atualmente é 14,5.
- Em advogados, o índice de depressão ultrapassa mais de 3x a média.
- Estudantes de direito padecem de níveis elevados de angústia mental.
- Michael Phelps, nadador, recordista e medalhista olímpico, no auge de sua carreira e conquista, entrou em depressão. Se entregou ao álcool e às drogas. Não conseguia mais se sentir realizado e feliz, apesar da fama e dinheiro.
- Whindersson Nunes, famoso youtuber, rico e depressivo. Fez até vídeo falando sobre isso.

Ou seja, a felicidade independe da profissão, nível cultural, sucesso ou status. Para cada 17 estudos sobre depressão e outros distúrbios, há apenas um sobre aspectos positivos. Sabe-se como é estar mal e infeliz e as consequências disto, mas pouco se sabe sobre como ter prosperidade e abundância em termos de emoções e sentimentos.

Poucas sabem que há técnicas e recursos para desenvolver a felicidade, a satisfação, o bem-estar e aumentar a produtividade. E não me refiro a gestão de tempo ou técnicas pomodoro, e sim da potencialidades que todos nós temos, recursos internos, mas que são praticamente inexplorados.

QUE BENEFÍCIOS A FELICIDADE PODE TRAZER?

Reflita agora sobre qual ou quais você acha que são os benefícios da felicidade. Pode ser tanto na vida pessoal quanto profissional.
 
MAIS DE 200 PESQUISAS, COM MAIS DE 275MIL PESSOAS, CONCLUÍRAM QUE A FELICIDADE LEVA AO SUCESSO EM PRATICAMENTE TODOS OS ÂMBITOS, INCLUSIVE NO TRABALHO, NA SAÚDE, AMIZADE, SOCIABILIDADE, CRIATIVIDADE E ENERGIA.
 
Infelizmente, estudos mostrarem que muita gente está abaixo da média da normalidade no quesito felicidade.
Nosso cérebro é configurado para desempenhar melhor quando não está negativo ou neutro, mas sim quando está positivo.
 
Pesquisas na área da neurociência comprovaram que médicos que fazem diagnósticos com um estado interno positivo, demonstram 3x mais inteligência e criatividade; e chegam a diagnósticos precisos 19% mais rápido.
Vendedores otimistas fecham 56% mais vendas.
 
Estudantes preparados para se sentirem mais felizes antes de um teste de matemática apresentam um desempenho muito melhor do que os colegas com estado de espírito neutro.
 
Um treinamento de 3 horas ministrado a gestores de uma empresa foi o suficiente para reduzir rapidamente efeitos negativos do stress e aumentar o nível de satisfação com a vida.
 
Há estudos conclusivos de que o otimismo e a felicidade são muito mais eficazes no que se refere à resultados no ambiente corporativo, do que se concentrar apenas na tarefa e tentar cumprir as metas a qualquer custo. Assim como focar somente na recompensa não é a melhor forma para se obter a motivação da equipe.
 
O estilo de vida atual e os paradigmas da sociedade nos levam a crer que precisamos sacrificar a felicidade pelo sucesso. Que só após conquistar aquela promoção, o primeiro milhão, a casa própria ... é que poderemos ser felizes. Acabamos estressados e pressionados, e assim fazemos exatamente o oposto, reduzimos as chances de sucesso no nosso cérebro.
 
Em suma, o cérebro positivo tem vantagem biológica sobre o cérebro neutro ou negativo, e é possível reprogramá-lo através de treinamento, para melhorar seu desempenho e a performance.
 
UM DOS PASSOS PARA ALCANÇAR A FELICIDADE:
 
Existe um conjunto de ferramentas que pode ser utilizado por todos para elevar o nível de realização no trabalho e na vida, e ajudar a superar obstáculos, livrar-se de maus hábitos, tornar-se mais eficiente e produtivo, beneficiar-se das oportunidades e atingir as mais ambiciosas metas.
 
Não significa que a vida será um mar de rosas, nem que devemos ignorar as dificuldades com um sorriso no rosto. O que precisamos é ser realistas quanto ao presente ao mesmo tempo que maximizamos nosso potencial para o futuro. Ou seja, a proposta é aprender a cultivar a atitude e os comportamentos que comprovadamente promovem o sucesso e a realização.
 
Como a mudança, para ser efetiva e durável, deve ser implementada um passo de cada vez, te proponho a começar pela Mudança de Mindset:
 
“A MENTE É UM LUGAR EM SI MESMA, E EM SI MESMA PODE FAZER DO CÉU UM INFERNO, E DO INFERNO, UM CÉU.”
Frase do poeta John Milton, que escreveu Paraíso Perdido, em 1667.
 
Nossa interpretação da realidade altera nossa experiência dessa realidade. Por exemplo, constatou-se que alguns alunos de Harvard se sentiam tão pressionados por estarem lá, focavam a atenção no stress, que deixavam as oportunidades passarem e acabavam por sucumbir à essa pressão. Já outros consideravam um privilégio estar em Harvard e encaravam a pressão como um desafio a mais, se destacando e brilhando em relação aos demais.
Ou seja, a situação é a mesma, a forma como se encara é que muda.
 
O foco no negativo faz parte da sociedade, basta ver o noticiário. Acidentes, corrupção, assassinatos, abusos ... iludem nosso cérebro levando-o a acreditar que a desesperança é a realidade.
 
"O OBJETO AO QUAL DEDICAMOS NOSSO TEMPO E FOCAMOS NOSSA ENERGIA MENTAL SE TRANSFORMA NA NOSSA REALIDADE.”
 
Já que transformação, para ser efetiva, precisa ser mão na massa, proponho que a partir de agora você observe a qualidade dos pensamentos e, quando estiverem negativos, busque o lado bom do acontecimento e foque a atenção no positivo. Melhor ainda se anotar, de um lado, o pensamento negativo e do outro seu oposto.
 
“SÓ SE TORNA EFETIVAMENTE ARRAIGADA EM NÓS NA PROPORÇÃO DA FREQUÊNCIA ININTERRUPTA COM A QUAL AS AÇÕES DE FATO OCORREM E O CÉREBRO CRESCE CONFORME SUA UTILIZAÇÃO.” William James Hall
 
Claro que não adianta fazer o exercício uma vez. A repetição, constância e disciplina são fundamentais para que possamos mudar hábitos, comportamentos e condicionamentos.
 
“SER FELIZ NÃO É ACREDITAR QUE NÃO PRECISAMOS MUDAR, É PERCEBER QUE PODEMOS.” Shawn Achor
 
Gostou do conteúdo? Se quiser saber outros exercícios para ativar a felicidade, participe no meu próximo workshop sobre o assunto. É gratuito, mão na massa e com vagas limitadas, por isso garanta já a sua: https://www.sympla.com.br/evento-online/ative-a-felicidade-2-workshop-gratuito-ciclo-2022/1502532

23/03/2022

Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir