DeRose Alphaville
Estamos On-line:


Como ser mais resiliente?

      por Alessandra Filippini

Imagem
Há mais de um ano todos nós estamos sendo obrigados a desenvolver resiliência.

Esse termo, adotado da física, já foi interpretado como sendo a habilidade que temos (ou desenvolvemos) de chegar ao limite de nossas capacidades e voltar ao estado anterior, sem maiores danos.

Ou seja, em momentos de muito stress e alta pressão, conseguirmos aguentar firmes até que volte a calmaria.

Algum tempo atrás o autor Nassim Taleb, em seu livro “Antifrágil – coisas que se beneficiam com o caos”, nos trouxe este conceito (do antifrágil) que propõe uma nova interpretação da resiliência.

Segundo ele, os obstáculos e dificuldades são uma oportunidade de aprendizado, crescimento e evolução.

Independente da compreensão dada a esta resistência, nos remete a dureza, ao fórceps, a uma situação que, voluntariamente, não queremos estar. É quase como nos tornarmos heróis e sobre humanos. Precisamos ir mais, fazer melhor, temos que ir além ...

Você já parou para pensar que em alguns casos, porém, resiliência pode significar mais descanso, mais pausa, mais leveza?

Resiliência não é se forçar e fazer a qualquer custo, mas sim aguentar por mais tempo.

Existem inúmeros estudos que mostram que as pausas são fundamentais para podermos assimilar tudo o que está acontecendo, traçar melhores estratégias, se munir de força e então seguir em frente.

Se colocar fora do olho do furacão pode ser a melhor forma de ver as coisas sobre outra perspectiva e encontrar alternativas para se safar dele.

O renomado psicólogo Jim Loehr constatou: “O estresse não vai acabar com você, mas deixar de criar ondas de restauração pode. O estresse constante alto é letal, mas o estresse alto, com pausas para restauração, não é apenas gerenciável, mas pode realmente ser usado para ficarmos mais resilientes e mais fortes.”

Se permitir descansar contribui para que você se torne cada vez mais resistente.

Introduza pequenas pausas durante o seu dia. Deixe ao menos um dia da semana para não pensar no trabalho e se dedicar às coisas que mudam o seu foco e (também) te dão prazer. Tire alguns dias de férias a cada 5/6 meses para se desligar completamente das tarefas diárias.

Aprenda a descansar ao invés de desistir!!
.

30/03/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.


fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/