Resiliência Emocional

       por Gustavo Mascarenhas

Imagem
O termo “resiliência” vem da física e significa a propriedade que um material tem de retornar ao seu estado anterior após aplicação de alguma força que cause uma deformação. Quanto mais resiliente, mais próximo do estado original consegue retornar.

É claro que você nunca mais será o mesmo após uma experiência de vida, seja ela qual for, mas a sua capacidade de se recuperar após um período de stress ou de algum acontecimento abrupto ou intenso faz uma super diferença.
Muito se fala sobre resiliência de uma forma geral, a proposta deste artigo pretende ser inovadora, já que falaremos de uma abordagem emocional.

A resiliência emocional, portanto, é a capacidade de se “reparar” de uma emoção após o seu acontecimento e conseguir voltar a um certo equilíbrio, o que é chamado na medicina de homeostase, ou seja, quando o funcionamento de algo fica mais estabilizado.

Estamos o tempo todo vivendo uma dicotomia: razão e emoção. As duas, porém, estão absolutamente integradas e chega a ser um pouco redundante nomear esta relação de inteligência emocional ou de uma emoção racional. O que ocorre, no entanto, é que na grande maioria das pessoas estas duas grandes “partes” do ser humano não se relacionam muito bem, não é mesmo? Isso desestabiliza a pessoa, já que não há um consenso interno.

Aprendemos muito sobre matemática, ciências, história e geografia, mas pouco sobre como administrarmos melhor nossas emoções. Aqui vão então algumas dicas para você conseguir uma resiliência emocional maior:

- Conscientize-se de que você não é aquela emoção. Você somente a está sentindo. Ela faz parte, mas é somente como um acessório, utilize-a de forma consciente e com moderação.
- Você pode escolher as emoções que quer vivenciar, basta treinar todos os dias, utilize seu poder de mentalização, imagine com intenção e emoção, para construir este caminho.
- Memorize, com clareza e vontade, os momentos e dias nos quais você está plenamente bem, com as emoções estáveis, assim poderá acessar estas memórias quando for o momento de retornar de uma emoção mais forte.
- Utilize uma ferramenta prática, muito eficaz e gratuita chamada RESPIRAÇÃO CONSCIENTE. Faça sempre que precisar! Inspire e exale de forma bem profunda e lenta, utilizando bem o tórax e o abdômen, desta maneira realizará um estímulo de “nivelamento químico” e, por consequência, emocional.

Uma pessoa resiliente, de forma geral, de acordo com Diane Coutou, possui 3 grandes características: percebe a realidade de forma muito lúcida; tem algum tipo de convicção profunda de que a vida tem sentido; e tem uma capacidade excepcional de improvisar.

Aplique estas dicas e aos poucos melhorará esta habilidade em você, só que tenha sempre em mente, sempre mesmo, que embora você possa sim aprimorar a sua resiliência emocional, lembre-se que é essencial viver as suas emoções sem, entretanto, deixar-se dominar por elas.

A vida fica assim muito mais colorida.
.

02/03/2021

Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.


fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/