DeRose Alphaville
Estamos On-line:

De grão em grão, a felicidade preenche você!

  por Gustavo Mascarenhas

Imagem
Todo mundo sabe o que é felicidade. O desafio na verdade começa quando alguém pergunta: você é feliz?
Talvez até seja fácil responder com “sim” ou “não”, porém muitas pessoas não compreendem a profundidade do que isso significa.

Aristóteles, sábio grego nascido em 384 a.C., considerava que a felicidade é o bem maior a ser alcançado pelo ser humano, todo o resto, portanto, gira em torno deste grande objetivo. Embora ele a mencione como um alvo fim, o pesquisador Shawn Achor nos alerta a não interpretarmos a felicidade como algo que ganharemos ao completarmos uma tarefa, à guisa de um troféu, pelo contrário, é algo que deve ser experienciado durante a jornada da vida.
Soa bonito, mas como ser feliz então?

Pátañjali, um sábio hindu que viveu no séc. III a. C., afirmava que, entre outras atitudes e procedimentos para o desenvolvimento interior, é necessário manter amizade e proximidade com quem é feliz, a fim de que você também o seja. Sabia ele que a convivência faz com que o indivíduo seja influenciado e ao mesmo tempo interfira em tudo e todos que estão ao seu redor. A Bíblia da mesma forma endossa esta tese com a famosa frase: diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és.

O psicólogo Martin Seligman também nos ajuda com a codificação de 5 elementos essenciais a uma satisfação duradoura, o que podemos, sem medo de errar, aplicar a fim de chegarmos mais perto deste tal fenômeno chamado felicidade, são eles:

-Emoção Positiva: paz, esperança, amor, prazer entre outras.
-Engajamento: envolvimento e comprometimento com algo estimulante.
-Relacionamentos: relações interpessoais positivas, que trazem muito bem-estar.
-Significado: é quase o mesmo que propósito. Por exemplo, quando você luta por uma causa humanitária.
-Realização: esforço para autoaprimoramento em direção à satisfação.

Até aqui você já percebeu que ser feliz é muito mais que um sorriso no rosto, não é mesmo? Outra coisa extremamente interessante é que a felicidade não tem a ver com o verbo estar, num sentido passageiro, mas com o verbo ser, denotando mais permanência e perenidade.

Não são pouco frequentes, no entanto, os sentimentos e situações desagradáveis e muito desafiadores, que vivemos no decurso de nossa jornada. A tendência natural é pensarmos que não se é feliz nestes períodos. A grande sacada, entretanto, ocorre ao notar que a felicidade ainda está em você mesmo durante os reveses experienciados nesta trilha. É como um pano de fundo colorido, apesar de uma mancha, ou um cenário agradável independente de uma cena triste.

Inclusive eu não poderia deixar de mencionar a meditação como caminho de autoconhecimento e felicidade. Pratique diariamente em uma escola de confiança.

Com todas estas considerações sendo colocadas em prática, aos poucos, assim como a galinha enche o papo, você com certeza vai ser ainda mais feliz.
.

23/03/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.


fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/