Meditação e Mindfulness
afinal, para que serve?

   por Larissa Silvério

Imagem
Vou falar a verdade para você, muito do que as pessoas buscam não está relacionado necessariamente a conseguir meditar ou a conseguir atingir o estado de mindfulness. As pessoas, em sua grande maioria, buscam pelos resultados que o treinamento destas técnicas, de mais de 5000 anos, geram. Existem diferentes resultados esperados:

- Bem-estar.
- Um momento de pausa para si mesmo.
- Descontração física e mental.
- Foco e concentração.
- Autoconhecimento.
- Autossuperação.
- Saúde mental.
- Desenvolvimento de soft skills ou power skills.
- Melhoria na qualidade do sono.
- Melhor gestão das emoções.
- Melhor comunicação e interrelações humanas.
- Gestão do stress.
- Gestão de conflitos.
- Aprimoramento da criatividade.
- Desenvolvimento da intuição.
- Maior clareza mental.
- Aprimorar habilidade de tomada de decisão.
- Além de muitas outras coisas ou as mesmas coisas com outros nomes.

O ponto é que tudo isso trata-se dos resultados esperados dos treinamentos, resultados estes essenciais a serem alcançados para primeiro atingir um verdadeiro estado de mindfulness e depois, com muita disciplina e dedicação atingir a meditação.

A consciência desta diferenciação é importante para você determinar o que realmente busca e direcionar os seus treinos de forma mais específica. Sabia disso? Lembre-se, mindfulness e meditação não é simplesmente sentar e fechar os olhos.

E não é qualquer tipo de treinamento de mindfulness ou meditação que vai desencadear a evolução desejada. Existem técnicas que podem provocar uma exacerbação das emoções e te deixar muito emotivo e até depressivo, existem técnicas que são muito introspectivas e vão prejudicar a sua comunicação e interação humana. Existem técnicas muito fortes que podem estimular sua mente de forma exagerada, sem o devido preparo, e gerar confusão mental. Já tinha ouvido falar disso? Parecem técnicas super inocentes e simples, mas não é bem assim.

Eu vou trazer mais dados relacionados aos erros dos treinos da meditação, aqui mesmo em nosso blog, mas hoje o que eu quero é que você, que busca por mindfulness e meditação, faça essa reflexão. O que você espera com o treino destas técnicas? Uma vez que isso está claro para você, vai entender quais as escolas preparadas para te ensinar técnicas específicas para estes objetivos. Procurar por escolas sérias, que entendam os benefícios e os cuidados relacionados a estas ferramentas poderosíssimas de transformação.

Aí sim, comece o seu treinamento.

Por muito tempo, a meditação e o mindfulness (a atenção plena que antecede a meditação) foram tidos como algo místico e subjetivo. Mas nos últimos 20 anos muitas pesquisas científicas começaram a comprovar os resultados que já se conheciam há mais de 5000 anos, e como são benefícios extraordinários, mais e mais pessoas passaram a buscar a técnica. Com maior demanda, começaram ver a oportunidade de ensinar esta técnica, contudo, sem o devido cuidado e profundidade de conhecimento no assunto. O que gerou uma miscelânea de técnicas e assuntos que em muitos casos, são divergentes e opostos.

O que acaba acontecendo é que muitas pessoas tentam treinar e se frustram com a falta de resultados, de didática, de informação e desistem do processo. Ou, em outros casos ficam piores do que antes de começar a treinar.

Por isso, eu repito! Entenda o que você quer com a meditação e o mindfulness e encontre uma escola com credibilidade e profissionalismo, com professores com formação adequada e vivência sobre as técnicas.

Cuide-se!!


16/11/202

Conheça o DeROSE Method:
Nosso trabalho começou em 1960, quando o professor DeRose começou a pesquisar e estudar a meditação e o comportamento humano, muito antes do mindfulness (atenção plena) e a inteligência emocional fossem amplamente divulgadas e procuradas. Durante as últimas décadas, ele criou e aperfeiçoou o DeROSE Method. Consiste na sistematização contemporânea de técnicas da Índia ancestral e conceitos de reeducação comportamental (soft skills iou power skills) que ele aprendeu e ensinou a milhares de pessoas ao longo de sua vida, amparado pela ciência moderna. Ele já treinou e orientou inúmeros executivos e empreendedores na América do Norte, Europa e América do Sul. Algumas das ferramentas do nosso método são respiração, técnicas corporais, técnicas de limpeza interna, relaxamento/descontração, visualização, concentração, mindfulness e meditação. Alguns dos programas de Mindfulness Design são stresse e bem-estar, inteligência emocional, vida intencional (intentional lige), foco e performance sustentável, mente intuitiva e criativa.