A Subjetividade do Tempo

       por Larissa Silvério

Imagem
Que o tempo é relativo todo mundo já sabe (com a internet todo mundo é especialista em tudo, certo?), mas você consegue descrever como isso se reflete nos seus dias?

Sem entrar no âmbito da física, que consegue demostrar a variabilidade do tempo correlacionando à velocidade com que um corpo se movimenta e a densidade de sua matéria corpórea (muito crânio esse comentário, vai?!). Quero que você reflita em como o tempo passa conforme seus estados de consciência.

No mundo VUCA em que vivemos, é muito comum as pessoas comentarem que não têm tempo para nada, que os dias e os anos estão passando rápido demais. Isso te dá a sensação de que você está vendo a vida passar? Gera angústia ao perceber que mais um ano passou e você não colocou seus planos e sonhos em prática?

Se você se sente assim, leia esse texto até o final e comece a cuidar melhor da sua mente. Afinal, estas sensações são um looping sem fim. Quanto mais angústia e ansiedade sentimos, mais rápido o tempo vai parecer passar, sem que a sua consciência consiga perceber o mundo ao seu redor, quanto mais, fazer escolhas assertivas e alinhadas com o que você quer alcançar.

O stress, a ansiedade, a falta de organização e objetivos, geram um fluxo incessante de pensamentos dispersos. Pensamentos que pulam de um estímulo ao outro: notícias e fake news, as vidas perfeitas do instagram, BBB21, séries, vacina do COVID, problemas do trabalho, postagens do crush, interesses e vagas do linkedin.... eu confesso que às vezes eu fico com preguiça do mundo on-line. Mas, por outro lado, esta mesma enxurrada de informações é essencial para a comunicação, o aprendizado e a evolução da sociedade, o que precisamos é aprender a filtrar. E este é o segredo para uma vida, subjetivamente, mais longa.

Quando treinamos o mindfulness, a atenção plena no momento presente, removendo todas essas dispersões sem propósito, a sua consciência passa a assimilar com detalhe o que está acontecendo no seu interior (cada pensamento e emoção) e no seu exterior (cores, cheiros, texturas, sabores, palavras, sons etc.).

Estes registros precisos em sua mente geram a percepção de que o tempo está passando mais lentamente, e como seus pensamentos não ficam mais pulando de um estímulo ao outro, você passa a concluir raciocínios e tarefas do início ao fim de forma mais eficiente. À medida que você usa esse mindfulness mais e mais nos seus dias, você percebe que na realidade você tem tempo de sobra no seu dia para trabalhar, estudar, dar atenção a quem ama, ter um tempo para cuidar de você e ainda descansar. Ual!
Mas é possível ir além, quando o mindfulness faz parte da sua vida, aquela sensação de que o ano já passou é substituída por uma sensação de satisfação e realização, pois você esteve atento a todo instante, a cada conquista, cada experiência vivida, a cada desafio superado e observa como você aproveitou bem o seu tempo. Isto por si só, passa a aumentar o seu tempo de vida... ao menos na sua própria percepção, que no fim do dia é o que realmente importa.

Agora, como treinar esse estado de mindfulness constantemente? Existem técnicas práticas que você pode aprender aqui mesmo no DeROSE Method Alphaville, basta se inscrever para experimentar 14 dias grátis de aulas.

Mas para você começar agora, minha dica é: desligue as notificações do seu celular, sente-se, feche os olhos, faça algumas respirações profundas com um gostoso sorriso nos lábios e apenas curta este momento.

11/02/2021

Conheça o DeROSE Method:
Nosso trabalho começou em 1960, quando o professor DeRose começou a pesquisar e estudar a meditação e o comportamento humano, muito antes do mindfulness (atenção plena) e a inteligência emocional serem amplamente divulgadas e procurados. Durante as últimas décadas, ele criou e aperfeiçoou o DeROSE Method. Consiste na sistematização contemporânea de técnicas da Índia ancestral e conceitos de reeducação comportamental (soft skills iou power skills) que ele aprendeu e ensinou a milhares de pessoas ao longo de sua vida, amparado pela ciência moderna. Ele já treinou e orientou inúmeros executivos e empreendedores na América do Norte, Europa e América do Sul. Algumas das ferramentas do nosso método são respiração, técnicas corporais, técnicas de purificação, relaxamento/descontração, visualização, concentração, mindfulness e meditação. Alguns dos programas de Mindfulness Design são stresse e bem-estar, inteligência emocional, vida intencional (intentional lige), foco e performance sustentável, mente intuitiva e criativa.