Estou falando da diversidade humana em toda a sua amplitude, sejam características físicas ou comportamentais: idade, gênero, raça, etnia, religião, filosofia, time de futebol, partido político, orientação sexual, deficiência física etc. Os diferentes aspectos que nos tornam únicos. Você já percebeu que cada pessoa é como um pequeno universo cheio de detalhes e características peculiares, idiossincrasias e fantasias, quereres e saberes, habilidades e debilidades?
Será que todos e todas merecem ser amados e respeitados da forma que são? Claro que sim! Mas não é tão simples assim, pois se fosse não haveria toda esta violência, guerras, brigas, exclusões, contendas, discriminações e preconceitos.
A Universidade de São Paulo divulgou em 2010 um projeto do Museu da Tolerância a ser construído e contribuir para a sociedade neste aspecto. Isso é algo para ser pensado, afinal, num mundo ideal no qual todos vivem em harmonia e paz, este museu não seria necessário, não é mesmo?
Fato é que ganharemos muito mais não só socialmente, mas também financeiramente se soubermos fazer bem o que tem que ser feito! A corporação de consultorias e pesquisas McKynsey constatou que empresas com diversidade de gênero em suas equipes executivas têm propensão 21% maior a ter uma rentabilidade acima da média (dados de 2017). E com relação a diversidade étnica 35% maior (dados de 2014).
O DeR OSE Method contempla em sua área de atuação conceitual as boas relações humanas. É a parte que ensina uma filosofia comportamental, que busca desenvolver este “relacionar-se”, esta conexão de maior qualidade entre os seres humanos. A princípio é necessário tolerar a pessoa diferente, em seguida aceitá-la, depois incluí-la e finalmente integrá-la à sociedade, aos ambientes de trabalho e aos diversos grupos humanos!
Irina Bokova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), disse em 2016:
“Tal como acontece com a tolerância, a filosofia é uma arte da convivência, com o devido respeito aos direitos e aos valores comuns. É a habilidade de ver o mundo com um olhar crítico, consciente dos pontos de vista de outros, e fortalecido pela liberdade de pensamento de consciência e de crença... Vamos ousar em abrir espaços para o pensamento livre, aberto e tolerante. Com base nesse diálogo, nós podemos construir uma cooperação mais forte entre cidadãos, sociedades e Estados, como um fundamento duradouro para a paz.”
A provocação a você, leitor, é esta frase do Prof. DeRose: “Nossa proposta de reeducação comportamental visa a tornar as pessoas melhores, mais polidas, mais viajadas, mais refinadas, mais civilizadas, mais cultas, que aprimorem até sua linguagem e suas boas maneiras. Propomos uma forma mais sensível e amorosa de relacionamento com a família, com o parceiro afetivo, com os amigos, com os subordinados e com os desconhecidos.”
Se conseguirmos isso, um dia poderemos afirmar sinceramente como o filósofo Sêneca, conselheiro do império romano nascido na Espanha em 4 a. C., que: “Somos ondas do mesmo mar, folhas da mesma árvore e flores do mesmo jardim.”
Fontes: Site da USP, Wikipedia, Blog do DeRose, Google, Site: napratica.org.br ..
27/4/2021
Conheça o DeROSE Method:
Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.
Amamos a natureza e os animais.
Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.
Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.
Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.
Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.
Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.
fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/