Para mim, dentre as habilidades imprescindíveis a serem desenvolvidas para que se possa obter o melhor resultado, seja no esporte, no trabalho ou na vida, está o autoconhecimento. Segundo o dicionário, autoconhecimento é o conhecimento de si mesmo, das próprias características, sentimentos, inclinações. Já para mim, que trabalho há mais de dez anos na área de desenvolvimento humano e alta performance, entendo que autoconhecimento é sinônimo de poder.
Para início de conversa, se não conseguimos nos entender, não conseguiremos nem mesmo avaliar como estamos nos desempenhando em cada pilar de nossas vidas, nos privando da oportunidade de melhorarmos e evoluirmos.
É uma das habilidades mais importantes para se conquistar o sucesso e necessária para tudo: investimento, trabalho, relacionamento, esporte, escolhas em geral. A forma como você se comporta e responde a situações externas é regida por processos mentais internos, e conseguir identifica-los e compreende-los é essencial para ter uma vida mais
saudável, equilibrada e de resultados. É se conhecendo que você também toma conhecimento de suas metas, objetivos, propósitos, repensa suas atitudes, potencializa sua coragem, reconhece e aceita suas emoções negativas e
trabalha para que sejam modificadas.
Conhecer a si mesmo é essencial para alcançarmos resultados extraordinários, descobrir suas qualidades e pontos fortes, habilidades, bem como pontos que devem ser melhorados. Lhe dá clareza para lidar com os conflitos internos e externos, que muitas vezes minam os resultados no esporte, no trabalho e na vida. Sem o autoconhecimento nem nos damos conta disso, e assim mantemos o comportamento ou hábito desfavorável. O autoconhecimento permite identificar padrões de pensamentos e hábitos pessoais e, a partir daí é possível melhorar as respostas comportamentais e tomadas de decisão.
Sem o autoconhecimento tratamos efeitos, sintomas e não as verdadeiras causas. Há um ditado africano que gosto muito e reflete o que acontece quando nos conhecemos melhor: “quando não há inimigo dentro, os inimigos de fora não podem fazer nenhum mal.” Ter mais consciência sobre si possibilita controlar pensamentos e hábitos destrutivos e assim evitar que eles impactem negativamente nossas vidas. Quantas vezes agimos totalmente oposto dos nossos objetivos e metas? Quantas vezes nos sabotamos pelo mindset errado? Várias vezes durante o dia passamos pelo processo de querer, pensar, sentir e fazer. Sem o autoconhecimento esse processo fica desconexo. Queremos uma coisa, pensamos outra, sentimos outra diferente e agimos totalmente contrário.
Como trabalho com pessoas, vejo isso acontecer diariamente. Para exemplificar: uma pessoa está na correria e sem tempo, não consegue conciliar tudo o que tem na agenda, me procura para ajuda-la a organizar tudo e girar todos os pratinhos, ato contínuo resolve ter um cachorro, que ocupará mais do seu tempo, energia e gerará gastos. Ou seja, não há coerência alguma. Por outro lado, se a pessoa está conectada consigo mesma, terá mais clareza ao estipular suas
metas, fará escolhas assertivas e se realizará mais. Neste caso talvez ter um cão realmente seja algo que lhe trará satisfação, mas que pode ser adiado para depois que organizar sua vida. Ou não, talvez fique claro que ter o cão será mais satisfatório que ter uma agenda mais leve.
Tudo bem também, desde que isso esteja muito claro. E é isso que o autoconhecimento traz: clareza. “Num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder”. (Yuval Noah Harari) Pesquisas mostram que nossas escolhas são emocionais. Não conseguimos explicar por que fizemos uma escolha, porém isso não acontece quando temos consciência sobre nós mesmos.
Nossas escolhas se tornam mais racionais e com isso poupamos dinheiro, tempo, energia e ganhamos em resultado e realização. Para ajudar neste processo de se conhecer mais, aqui vão alguns exercícios:
1) Diga “não” a si mesmo. Aprenda a dizer não e adiar a gratificação a curto prazo e assim irá favorecer o ganho a longo prazo. Quanto mais pratica dizendo não a pequenos desafios diários, melhor você poderá passar pelas grandes tentações.
2) Seja responsável perante suas falhas. Ninguém é perfeito. Crie o hábito de reconhecer e se responsabilizar pelas suas falhas, ao invés de dar desculpas, aprenda com seus erros.
3) Monitore seu diálogo interno. Preste atenção na forma como você responde aos seus sucessos e fracassos. Você considera seus sucessos como sorte e se crucifica pelas falhas? Comece a comemorar suas vitórias, perdoe suas perdas e aprenda com elas.
4) Conheça suas fortalezas. Conhecer sua personalidade permite que maximize seus pontos fortes e gerencie seus pontos fracos. Faça uma análise SWOT pessoal, com seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.
5) Medite. É a prática fundamental para melhorar o autoconhecimento. Você perceberá como sua mente vagueia em momentos nem sempre adequados e entenderá como melhorar para se livrar dessas distrações.
01/6/2021
Conheça o DeROSE Method:
Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.
Amamos a natureza e os animais.
Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.
Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.
Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.
Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.
Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.
fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/