DeRose Alphaville
Estamos On-line:

HYPE é ter Qualidade de Vida!

        por Larissa Silvério

Imagem
"Em uma coisa as novas gerações têm total razão, priorizar a qualidade de vida e experiências antes de carreiras meteóricas e rotinas de trabalho que sugam nossa saúde física e metal. Esse é o trend do futuro!

Mas o que significa ter qualidade de vida para você? Dentro da filosofia que pratico e ensino no DeROSE Method, significa tornar minha existência descomplicada, é fazer o que me dá prazer, com alegria, saúde e bem-estar.

Faz sentido para você?

Se sim, pare para refletir sobre o que mais gosta de fazer, faça uma lista e avalie quanto do seu dia isso representa em porcentagem. Dê nota de 0-10 para a sua saúde física, emocional, mental e financeira. Pense em cada uma das pessoas que você mais ama e anote quanto tempo você investe nelas, seja em visitas, telefonemas ou mensagens. Você tem o hábito de reclamar demais? Vê problema e dificuldade em tudo o que é novo? Isso já vai lhe dar uma visão ampla se você está levando uma vida de qualidade ou não.

A partir desta reflexão, comece a tomar atitudes efetivas para adequar a sua rotina, aos poucos, mas sempre buscando sentir prazer e contentamento ao longo dos seus dias. Pode ser que você não esteja no trabalho dos seus sonhos, mas ainda assim é possível extrair felicidade das suas realizações e planejar a mais longo prazo, como conseguir o trabalho, o cargo, que tanto aspira. Não porque vai te trazer status ou maior aporte financeiro, mas porque vai te trazer mais prazer em viver.

Em alguns grupos de amigos, há uma forte tendência de as conversas focarem no sucesso financeiro, sempre falando com orgulho o quanto estão exaustos e sem tempo, mas cheios de dinheiro no banco ou com um carro melhor e bens caros, fazendo investimentos que renderão muito nos próximos 30 anos, etc. Mas ao olhar com um pouco mais de cuidado, muitos destes amigos estão sem saúde, com problemas familiares, sem paciência com os filhos e com a aparência de pelo menos 10 anos a mais de suas idades reais. Confesso que são conversas cansativas, repetitivas e desestimulantes.

Em contrapartida, tenho amigos que não tem o carro no ano, mas vivem confortavelmente, viajam sempre que possível, esbanjam saúde e histórias interessantes que iluminam qualquer encontro.

Ter segurança financeira é importante, e eu não aconselho ninguém a viver como se não houvesse amanhã. Mas é preciso ter equilíbrio e focar no que realmente importa, para não chegar ao fim da vida contabilizando doenças e problemas, mas sim viagens, amigos e momentos de alegria sincera.

E isso leva a uma outra reflexão, é de se imaginar que com o home office, seria possível cuidar melhor da qualidade de vida, certo? Para mim, trouxe muita flexibilidade e ganho de horas no dia, até porque o bem-estar e a autogestão fazem parte da minha cultura de trabalho. Mas esta não é realidade geral.

Vi um post no insta representando as agendas da nova realidade do home office, com horários preenchidos de reuniões encavaladas e sem tempo para almoçar, descansar ou mesmo para executar de verdade as tarefas. Aparentemente, existe um consenso de que se você não está conectado 24h por dia, você não está trabalhando. Chega ao cúmulo de as pessoas irem ao banheiro com fone e computador em mãos, com as câmeras fechadas, porque não podem se desconectar. Sim, muitas pessoas já me contaram que fazem isso. Ao invés das pessoas utilizarem melhor o tempo para cuidarem se si mesmas, estarem com quem amam e trazer mais atividades que gostam no dia, foi esse o caminho que o home office tomou. E o pior, isso não significa, nem de longe, que as pessoas estão mais produtivas, ao contrário, o número de casos de distúrbios mentais como quadros de ansiedade e depressão dispararam, o que obviamente impacta na produtividade, seja pelo número de afastamentos, seja pela baixa de energia, criatividade e inovação destas mentes dispersas e sobrecarregadas.

Mas não é tarde demais, você pode mudar esse cenário para você e sua equipe. Comece por identificar quais atividades são essenciais no seu dia, com base na primeira reflexão aqui proposta, estipule um número de horas máximas de trabalho, desconecte para almoçar, para se exercitar, para fazer pequenas pausas conscientes ao longo do dia. Faça isso e contabilize como ficaram as suas entregas. Eu te garanto que você vai aumentar sua produtividade e efetividade no trabalho, ao mesmo tempo que começa a sentir mais bem-estar e prazer em viver.

Se você é líder, dê o exemplo, não ligue ou marque reuniões em horários inapropriados, estimule que sua equipe tenha tempo de almoço e autocuidado. Tenha interesse no bem-estar físico e mental daquelas sobre sua responsabilidade.

Não é um processo fácil de mudança, mas lembre que esse cenário de home office ou trabalho híbrido será uma constante. Aliás, a conectividade será cada vez mais ampla e se você não começar a priorizar a sua qualidade de vida, ninguém fará isso por você.

Uma forma fácil de começar é justamente com nossos workshops e atividades, que ensinam como viver um estilo de vida leve, prazeroso e que preza pela busca da sua versão de sucesso, não aquilo que lhe foi convencionado. E o melhor, você começa, passo a passo, a firmar um compromisso consigo mesmo de viver mais plenamente."

20/7/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.