Esta frase tornou-se um mantra no mundo corporativo, pois vem sendo repetida há décadas. Quando eu estava cursando a graduação em administração de empresas em meados de 2010 já ouvia esta famigerada expressão de uma professora com muita experiência.
O fórum econômico mundial também identificou por meio de uma imensa pesquisa várias habilidades necessárias para os profissionais que almejam sucesso nos próximos anos. Dentre tudo o que foi listado, muito diz respeito ao comportamento e à socialização, como: Inteligência Emocional, Resiliência, Tolerância ao Estresse e Flexibilidade, Liderança e Influência Social.
Com certeza você já notou alguém em sua empresa que está em um cargo mais alto, mas que não tem um conhecimento técnico compatível e às vezes está bastante aquém do que seria ideal para a função. É bem provável que esta pessoa tenha muitas habilidades sociais que a impulsionaram na carreira.
É possível alcançar o progresso na hierarquia de uma instituição com um invejável conhecimento técnico, acadêmico e científico, mas praticamente não há como manter-se em um cargo mais elevado em uma corporação sem conseguir desenvolver e manter boas relações humanas. Algo que o Professor DeRose, especialista em comportamento, ensina há décadas em suas palestras e livros.
Seguem então algumas características relacionais, que você pode colocar atenção para desenvolvê-las melhor e certamente fará muita diferença na sua jornada profissional:
Cordialidade = diz respeito à forma como você olha, fala e se conecta às pessoas. Ser cordial tem a ver com agir por meio do coração (cor do latim) e tratar bem as pessoas, com afeto.
Vulnerabilidade = ninguém gosta de quem quer parecer perfeito. Demostrar estrategicamente as suas fragilidades, no fundo torna você mais forte e admirável.
Sinceridade = é comum que no afã de ser verdadeiro, alguns seres humanos acabem por serem francos demais, o que pode magoar ou irritar o outro. Sinceridade é algo pleno de verdade, entretanto faz-se necessário saber o “jeitinho” e o momento certo de falar algo.
Comunicação = não dá para se comunicar mal e esperar que tudo fique bem. Sem chance. Aprenda a se comunicar de forma assertiva. Sempre cheque o que você e o outro entenderam em uma conversa, por exemplo. De forma gentil, claro! Ser mais preciso em suas comunicações costuma ser bastante eficaz também, já que muitos erros de interpretação e consequentes falências de empresas, casamentos e amizades se deveu ao fato de uma frase dita fora de contexto ou sem a polidez necessária, por exemplo.
Simpatia = mesmo que você “não vá muito com a cara de alguém”, seja agradável e educado. É comum que se confunda isso com falsidade, no entanto não se trata de fingir e sim de ser diplomático.
Empatia = quase todo mundo concorda que é difícil se colocar no lugar do outro. Compreender o que a outra pessoa pensa ou sente, assim como sentir as emoções de alguém, não é para amadores. Esforce-se neste sentido, interesse-se genuinamente pelo outro.
É claro que para cultivar interações humanas de alta qualidade é necessário mais do que isso. Por outro lado, esta pequena lista já contribui para otimizar suas relações interpessoais e catapulta-lo em direção aos seus sonhos.
Fontes: Relatório: O futuro do Trabalho 2020 - World Economic Forum - page 36
Fonte imagem: https://www.spacemoney.com.br/spacedicas/o-comportamento-do-investidor/11523/
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15/6/2021
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Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.
Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.
Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.
Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.
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fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/