DeRose Alphaville
Estamos On-line:

Mude o FOCO

        por Gustavo Mascarenhas

Imagem

"Tenho observado um fenômeno muito interessante sobre o foco. Algumas coisas na vida acontecem perfeitamente bem quando ocorrem naturalmente, mas o curioso é que outras são mais difíceis quando você está super focado nelas.


Não é tão incomum, por exemplo, observar isso no processo respiratório. Vamos fazer um teste. Observe qual região do tórax você está utilizando para respirar agora. Comece então a respirar de forma profunda e concentre o ar no abdômen. Aos poucos a tendência é que fique mais fácil levar o ar para esta parte do corpo. O fenômeno se observa, porém, quando você tenta realizar a respiração corriqueira novamente, que para a maioria das pessoas é utilizando a região alta do tórax, movimentando levemente a base do pescoço e os ombros. Quando em minhas aulas sobre respiratórios oriento para fazerem conscientemente esta respiração, já não é mais surpresa para mim ouvir os alunos relatarem que é um grande desafio. Esta é a ironia, pois antes de começar a colocar o foco na respiração abdominal, respirar utilizando esta parte mais alta do tórax era tão simples como piscar os olhos.
 
O contrário, porém, costuma ser bem mais comum. Quando concentramos nossas energias, tempo e recursos em algo, a tendência é que aquilo dê mais certo e mais rápido. O foco é a sua capacidade de concentrar sua atenção em algo por bastante tempo e com o mínimo de dispersões, se possível nenhuma. Uma certa complexidade toma forma ao notarmos que dependendo da maneira, ângulo, intensidade ou qualidade deste foco, o resultado pode ser muito melhor, pior ou só diferente.
 
O mundo e tudo o que há nele está em constante transformação. A mudança é uma das poucas certezas que temos na vida. Esta impermanência pode ser um auxílio ou um entrave ao seu foco. Auxílio, sim, uma vez que se tudo muda, mas você permanece com seu olhar fixo naquilo que quer, fica mais fácil seguir em frente. Ou pode ser um entrave, já que as mudanças todas podem deixar você confuso ou chamar a sua atenção para outra coisa, dispersando-o do seu foco inicial. Considerando o mundo como ele é atualmente, o seu objetivo pode também deixar de existir de uma hora para outra em meio a tantas transformações nesta conjuntura inconstante. Esteja atento e preparado para isso.
 
Mudar o foco, portanto, é algo que pode ser entendido de várias formas. Fazer isso dentro do mesmo objetivo é possível, como adaptar um modelo de negócio a partir das necessidades de um novo perfil de cliente. Também para tentar entender como a outra pessoa enxerga uma questão, utilizando para isso a empatia.
 
Se for para fugir, é uma opção, sim, por que não? Nem sempre resolvemos tudo de forma satisfatória em nossas vidas, não é mesmo? Usar a estratégia de mudar o foco para escapar do problema, todavia pode não ser uma boa ideia. Problemas e emoções mal resolvidos precisam da sua atenção, talvez mudanças sutis ou agudas no ângulo da análise possam auxiliar na solução. Deixar de lado simplesmente, é mais provável que siga a lei do caos e torne-se incorrigível. É arriscado esperar que se resolva sozinho, como por obra da natureza.
 
Muitas vezes, fazer isso para encarar de forma mais leve qualquer questão, com certeza pode ajudar, visto que boa parte da dificuldade em uma situação complicada qualquer, advém de uma fixação na parte ruim. Foco no negativo é na verdade um agravante a mais.
 
Voltando à capacidade de focar, é possível fazê-lo de forma intensa ou mais leve. Dentro de uma gradação, o máximo possível poderia ser quando alguém fala com você ou cutuca seu ombro enquanto você presta atenção numa leitura, por exemplo, e mesmo assim não se distrai. Uma habilidade pouco desenvolvida se observa quando tudo é capaz de distrair, sejam os pássaros cantando ou pensamentos e emoções desgovernados.
 
Por fim uma última maneira, a ressignificação. É uma boa ideia para ir adiante na vida. De certa forma dá para entender o “mudar o foco” também por este prisma. Algo talvez muito ruim tenha acontecido com você, contudo seguir em frente é preciso. Reinterpretar o fato pode te levar longe desde que se feito no sentido de gerar mais motivação. É um estímulo e dá energia para avançar.
 
O Professor DeRose, filósofo e escritor, cunhou o seguinte pensamento que ilustra bem a principal ideia deste artigo ao clamar uma mudança de foco: “Não penses no que podes perder, mas lembra-te do que queres ganhar”.

 

20/10/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.