DeRose Alphaville
Estamos On-line:


  Eu amo segunda-feira!

        por Alessandra Filippini

Imagem
Eu decidi empreender desde cedo, aos 27 anos já tinha meu próprio negócio. Nesta trajetória houve altos e baixos, com momentos de mais ou menos motivação; mais ou menos faturamento; mais ou menos percalços. Porém nunca tive dúvidas de que fiz a escolha certa ao deixar a carreira como advogada no mercado financeiro para trilhar meu próprio caminho.

E sabe uma das razões disso? A tristeza (na verdade a palavra que melhor expressa meu sentimento seria desespero) ao ver as pessoas saindo para almoçar, andando como zumbis, sem vida, aproveitando aquele momento (às vezes raro) para se safarem da pressão e opressão do ambiente corporativo e poderem respirar, ainda que por breves instantes.

A relação que aprendemos a ter com o emprego é de que é um mal necessário e inevitável e que é longe dele, aos finais de semana e férias, que podemos ser realmente quem somos e onde está a felicidade.

Essa inquietude me fez direcionar parte do meu trabalho com desenvolvimento pessoal para mudar essa relação tóxica.

Claro que estou sendo generalista e nem todos se sentem assim, bem como nem todas as empresas despertam essa sensação em seus colaboradores. Porém, infelizmente, essa ainda é a realidade da maioria (das pessoas e empresas).

A boa notícias é que a mudança pode ser conquistada e vem do comportamento individual e da mudança cultural corporativa.

O colaborador tende a agir como os demais de seu meio. Se o ambiente é de opressão, medo e desconfiança, isso irá permear suas atitudes e ações.

Não só isso, terá a tendência de repetir esses comportamentos quando se tornar líder. Fará exatamente tudo aquilo que não concordava quando era liderado.

Porém, se o ambiente é inspirador, leve e de confiança, é assim que irá se sentir e agir com os demais.

Se você é líder e deseja mais engajamento da sua equipe e, consequentemente, melhores resultados, deixe o ambiente leve, ouça os que estão abaixo de você na hierarquia, faça com que entendam o propósito daquele projeto e o papel de cada um para o resultado do todo.

É um erro achar que o propósito pessoal só pode ser manifestado em uma empreitada solo. Dê espaço para que os trabalham com você manifestem quem são, seus talentos e habilidades.

Um bom pai não precisa deixar essa característica de lado e ser o cara que dá soco na mesa quando está exercendo seu papel profissional. Talvez a forma de ser e agir, que o torna um paizão, demonstrada no ambiente de trabalho, o torne a pessoa indispensável quando é necessário acolher e cuidar dos demais.

Uma mulher que ama esportes de endurance não precisa apenas acatar ordens e executar tarefas. Essa sua característica, de resiliência e paixão por riscos, poderá ser útil para gerenciar riscos e conflitos, por exemplo.

Permita que seus liderados se expressem e utilizem seus pontos fortes que possuem como pessoas. Você que membro de equipe, encontre os valores e crenças que tem em comum com a empresa, e seja quem verdadeiramente você é.

A autenticidade traz felicidade, saúde, engajamento, motivação, realização, produtividade e resultados exponenciais.

Por outro lado, a ideia não é fazer com que o colaborador se vitimize, apenas reclame e aguarde uma mudança que venha de cima. O trabalho de formiguinha, agregando outros que pensam da mesma forma, agindo com seus colegas e pares como gostaria que agissem com você, manifestando seu propósito onde se alinha com o da empresa, poderá contribuir para que mudanças ocorram ou pelo menos se iniciem.

Essa mudança não é um caminho fácil e sim uma jornada, mas possível através da atenção ao desenvolvimento das habilidades comportamentais (começando pela alta liderança); da aplicação de ferramentas para manter o bem estar mental e emocional de todas as pessoas envolvidas na cadeia de produção ou entrega dos serviços (fornecedores, colaboradores, clientes, consumidores finais), e de um firme propósito compartilhado com todos.

O bem mais importante de uma empresa não é seu faturamento, seu maquinário, sua cotação na bolsa de valores, nem seu produto ou serviço, mas sim as pessoas, sem as quais nada mais existe e nem importa.

11/5/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.


fonte da imagem: https://www.facultyfocus.com/articles/online-education/online-student-engagement/emotions-in-online-teaching-a-powerful-tool-for-helping-online-students-engage-persist-and-succeed/