DeRose Alphaville
Estamos On-line:

Como manter o engajamento nas tarefas e momentos difíceis?

        por Alessandra Filippini

Imagem
"Começo com uma frase do Professor DeRose que diz muito sobre como a motivação é êfemera e altamente influenciada pelos acontecimentos do nosso dia: “A felicidade ou a infelicidade são efeitos ilusórios de causas relativas à condição imediatamente anterior”.

Ou seja, vamos de uma emoção à outra dependendo do que acabou de nos acontecer. E isso se repete várias vezes ao dia: no trabalho, no treino, na vida. Em um momento estamos empolgadíssimos e no outro imediatamente seguinte, desmotivados.

Primeiro vamos entender o que é motivação. Estar motivado é ter uma vontade incrível de se fazer algo!

Ter vontade de fazer aquilo que gostamos não é tão desafiador, mas como pensar “uhuuu” na hora de fazer o que não gostamos, ainda que seja imprescindível para chegarmos onde queremos? É nestes momentos que há uma tendência à procrastinação.

É fácil ter motivação quando tudo está dando certo, mas e quando vem as dificuldades? O ser humano, ao enfrentrar dificuldades ou falhar, tende a se sentir envergonhado, perdedor, ansioso, frustrado, depressivo. O simples fato de achar que poderá dar errado, já desmotiva. Alguns nem tentam para não correr o risco de fracassar.

Mas o que fazer para manter a motivação, independente de todos esses fatores? Existem várias técnicas e ferramentas, aqui vão algumas:

A primeira coisa é ter consciência de que a motivação vem de dentro. Não devemos esperar pessoas ou acontecimentos para nos motivar. Apenas a inspiração vem de fora.

Segundo: tenha metas atingíveis e reais - não muito fáceis, nem muito difíceis. Quem acompanha meus textos ou assiste minhas palestras, sabe o quanto eu enfatizo a importância de ter metas muito bem específicas e definidas. Para gerar engajamento não é diferente. Como você pode se manter empolgado se não sabe nem onde quer chegar? Ou não tem ideia do quanto aquilo é importante para você?

A seguir divida as metas maiores em submetas. Assim conseguirá ter uma progressão constante, ainda que pequena, mas terá a sensação de que está avançando em direção ao objetivo final.

Realize as tarefas menores e mantenha a constância e disciplina. Comemore cada pequena conquista e se permita recompensas emocionais por elas, isso funciona muito bem para o cérebro. Por outro lado, evite punições quando algo der errado ou não for feito, isso tende a atuar de forma radicalmente oposta à motivação.

Os erros e falhas fazem parte do caminho, aprenda com eles e siga em frente. Você pode até ficar triste por ter errado, mas isso não deve te desmotivar. Pegue esta energia e a transforme em realização. O livro “Mindset” (Carol Dweck) é uma boa leitura sobre o assunto.

Ressignifique aquelas tarefas que não lhe são tão prazerosas, pense no porquê você está fazendo aquilo.

Um aluno queria emagrecer, pois estava um pouco acima do peso e não gostava tanto da aparência, mas ao mesmo tempo não conseguia dar continuidade à reeducação alimentar e às atividades físicas. No fundo a estética não era um grande motivador para a perda de peso. Quando ressignificamos a importância de ficar mais magro, não pela aparência, mas pela saúde, acabou perdendo 8 quilos em 3 meses.

Por último, esteja atento à sua vibe emocional. Ao colocar consciência, quando começar a reclamar, achar desculpas, ser negativo ... rapidamente poderá tomar uma atitude e mudar para o mindset positivo.

Para finalizar, deixo aqui o link para alguns vídeos do TED sobre motivação que achei bem interessantes:
https://tudosobreincentivos.com.br/ted-talks-motivacao-e-engajamento/

Espero que se mantenham motivados!"
.
14/7/2021



Conheça o DeROSE Method:

Somos positivamente insatisfeitos e acreditamos no potencial do ser humano.

Amamos a natureza e os animais.

Nosso propósito é muito simples: mudar a forma como as pessoas se veem, enxergam o mundo e se relacionam com o trabalho.

Nossos treinamentos e consultorias melhoram resultados, maximizam o potencial, mas também preservam a saúde e bem estar.

Entendemos que você é multilateral, por isso atuamos sobre hábitos e comportamentos, emoções e mente, corpo, sono e alimentação.

Aceleramos também as empresas através de palestras e workshops personalizados que desenvolvem as power skills e preparam os colaboradores para os desafios do futuro.

Buscamos pessoas como nós: felizes, cheias de energia e com muita vontade de agir.