Mentalização

   por Gustavo Mascarenhas

Imagem
Sabe quando você quer muito algo e pensa nisso com frequência? Com certeza já aconteceu com você, não é verdade? Agora pense naquilo que você quis tanto, mas tanto, que sem perceber estava pensando sobre isso dia e noite, todos os dias. Pode parecer uma obsessão, não é mesmo? Não se preocupe, pois isso se chama mentalização! Simples assim. 

Agora vamos elaborar um pouco mais. A mentalização é uma técnica e, portanto, pode ser aprimorada. É possível melhorar a sua capacidade de desejar com afinco e com mais qualidade o seu tão sonhado objetivo.
Talvez você esteja pensando que mentalização é o mesmo que imaginação ou visualização, convém então diferenciar os termos, já que são palavras parecidas e merecem uma explanação mais profunda para podermos distinguir bem uma da outra. 

De acordo com Carlo Mea, autor do livro: Mentalização – O poder de transformar a realidade, visualização é “a ação visual de que se limita às imagens”, ou seja, é criar como uma foto em sua mente daquilo que você almeja. Já a imaginação é a capacidade de criar imagens em ação e se aproxima mais a um filme mental. 
 
A mentalização, portanto, se assemelha mais à imaginação, porém com mais dimensões. Alguma vez você já foi em cinemas com efeitos 3D? Lá você utiliza os óculos especiais e consegue ver as imagens se aproximando e se afastando de você, parecem muito mais reais! Agora imagine um cinema 4D ou até 5D, no qual você tem outras experiências que provocam o olfato, como cheiros emitidos dentro do cinema, e coisas que podem estimular o tato como o movimento das cadeiras, por exemplo. Continue aumentado as dimensões para sabores, e emoções ainda mais intensas, assim você atingirá o nível da verdadeira mentalização. 

Em resumo é o uso criativo dos 5 sentidos permeados com emoções específicas que são como fertilizantes poderosos para intensificar o efeito. É normal uma pessoa que saiba aplicar com maestria esta técnica, ficar muito emocionada por exemplo durante uma mentalização. Ter a sensação de que realmente viveu o momento da conquista do seu objetivo por ter feito uma mentalização tão concreta e intensa, é sinal de que você a fez bem feita, que a vivenciou verdadeiramente como algo real. 

Embora saber executar corretamente a técnica seja essencial, só será eficaz caso você tenha constância e disciplina para fazê-la sempre. Neste processo você utilizará bastante energia mental e emocional, só que é necessário acumular proporcionalmente ao “tamanho” da sua meta. Outra coisa essencial é que seja algo realizável, isto é, não adianta desejar com força que a lua se movimente de trás para frente, por exemplo. Será gastar a sua energia à toa. Por último, a dica de ouro: faça algo à respeito. Isso mesmo! Não adianta só mentalizar e não ter iniciativa para concretizar os seus sonhos. 
 
Vá à luta! Utilize como estratégia desleal a sua obstinação, disciplina, iniciativa e muita mentalização!

14/10/2020