VOCÊ É RESILIENTE? por Alessandra Filippini


A resiliência mental é um dos pilares fundamentais para se conquistar a alta performance em qualquer área da vida, seja na profissão ou nos esportes, principalmente os de endurance.

A resiliência mental é a habilidade de perseverar, de continuar, independente dos obstáculos e limitações, sejam externos ou internos. O corpo vai desistir, os outros irão duvidar, mas você irá continuar. Para tanto, saber exatamente onde se quer chegar é imprescindível. Estabeleça metas que te desafiem, te tirem da zona de conforto, que façam sentido para você, mas que sejam alcançáveis.

Quanto mais desafiadora for a meta, mais resiliência você precisará e por mais tempo, já que não há saltos, você deve construir o caminho dia após dia. Aqui entra nosso amigo foco, falado em outro artigo aqui do blog (caso ainda não tenha lido, dê uma conferida logo abaixo). A falta de foco contribui para que falhemos no alcance dos nossos objetivos e desistamos mais rapidamente.

Como não há resultado sem empenho, persista, tenha constância e disciplina, coloque submetas e comemore cada etapa. O fato de comemorar, até mesmo as pequenas conquistas, envia ao inconsciente a mensagem de que você é capaz e que está progredindo. Todos temos a necessidade de progredir, evoluir, seja no trabalho, nos relacionamentos ou no esporte. A estagnação (ou a impressão dela) desanima, enfraquece a autoconfiança, mina a mente. Por isso celebre!

A maioria das pessoas não fracassa, e sim desiste. Você sempre pode ir um pouco mais, lembre-se disso. O que nos paralisa são as emoções, que bloqueiam nossas habilidades, por isso muitos abandonam uma prova de IronMan* (às vezes na largada) ou não conquistam pódio, ainda que tenham capacidade para tanto.

Quanto mais autoconhecimento tiver, mais fácil será explorar suas redes mentais, suas necessidades, crenças, emoções e entender o que está te impedindo de conquistar seus objetivos ou chegar onde deseja.

Tudo é emoção, mas se tiver a emoção correta, você irá superar qualquer coisa. A emoção irá fazer você agir ou paralisar. Ter resiliência mental te possibilita gerir o emocional nas situações tensas, reconhecer emoções negativas e aprender a supera-las.

Em atividades de longa duração e grande exigência, é normal que passemos do céu ao inferno inúmeras vezes. Como você irá reagir, e se conseguirá sair dos momentos difíceis, é que irá determinar seu sucesso. 

Transforme impactos negativos em aprendizado. Esteja atento e aberto a aprender para criar novos condicionamentos e não repetir aquilo que deu errado, nem deixar que se torne medo.

Quando pensar em desistir, ao invés de entrar em looping, repetindo o quanto está difícil, duvidando da sua capacidade, reclamando ou colocando empecilhos, ... mude o diálogo interno. Se pergunte: “qual é meu objetivo? “, “o que isso significa para mim?”, “onde quero chegar?”

Vencer a competição é relativamente fácil. Vencer a si mesmo é um compromisso sem fim. 

Todo dia dê o melhor de si. Você não sabe quando terá uma nova chance!

*IronMan é uma prova de triatlhon que consiste em 3.8km de natação, 180km de pedal e 42Km de corrida.



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.