VOCÊ ESTÁ FOCADO NOS SEUS OBJETIVOS? por Alessandra Filippini


Você está focado nas ações que te levarão à conquista dos seus sonhos?

Neste caso não me refiro a fococomo atenção ou concentração, mas sim no sentido de “aquilo que é prioridade”. 

Abro aqui um parêntese: neste momento, ao escrever este texto, parto do pressuposto que você já tem suas metas estipuladas e bem definidas e que é apenas questão de foco e ações efetivas para que se tornem realidade. Se não sabe bem como quer estar daqui um, cinco, dez anos, assista meu vídeo (é curtinho) sobre metas no Youtube, e só depois volte aqui ;)

Realize mais, estabeleça metas

Porém, se você já tem suas metas bem claras, para que elas efetivamente aconteçam, é preciso colocar energia e atenção, ou seja, foco. Isso significa agir de acordo com o que se quer ver realizado.

Parece óbvio, mas em meus anos de experiência em desenvolvimento humano e treinamento de profissionais e atletas, o que mais vejo é:

1) pessoas sem metas claramente definidas;
2) pessoas com metas, mas agindo exatamente o oposto do que quer alcançar; ou
3) pessoas com metas que se perdem na gaveta.

Para que isso não aconteça com você, é preciso estar atento às suas escolhas e ações do dia a dia. Não ter tempo, significa não ser prioridade. Os outros argumentos, na grande maioria, são desculpas que podem ser contornadas.

Saber dizer não às dispersões que surgem no caminho é fundamental. O que gastará seu tempo, energia e/ou dinheiro, mas não te levará ao resultado, deve ser evitado a todo custo. Não perca o foco!

Sabiamente Yuval Noah Harari, professor de história de Harvard e autor de vários best sellers, escreveu: “dispomos de mais opções do que nunca, porém perdemos a habilidade de prestar atenção no que realmente escolhemos.”

Exatamente por termos tantas informações e opções, acabamos nos perdendo e não sabendo priorizar aquilo que de verdade fará a diferença no alcance dos nossos objetivos.

Para tanto a regra 80/20, de Paretto, ajuda muito. Segundo esse estudo (que pode ser aplicado a quase todos os aspectos da nossa vida, como por exemplo: 80% do tempo usamos apenas 20% de nossas roupas), 80% dos nossos resultados são provenientes de apenas 20% de nossas ações. Ou seja, a maior parte do tempo é gasta com coisas que não trarão resultado algum ou resultado pouco expressivo.

Por isso, reveja sua agenda e foque nas ações mais importantes, elas são prioridade, todo o resto não.

“Num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder!” Mais uma vez Yual Noah Harari nos brindando com uma sábia reflexão.

Por isso, tenha clareza de suas metas, foque no que você precisa para alcança-las e evite qualquer desvio no caminho. Essa é a forma mais fácil e rápida para o sucesso, já que milagres não existem.

Deixo para você este texto para refletir. Não sei o autor, mas achei interessante.

“Dispersão
É uma doença séria. Vou explicar melhor com meu exemplo:
1. Outro dia decidi lavar o carro; peguei as chaves e fui em direção à garagem, quando notei que tinha correspondência em cima da mesa.
2. Ok, vou lavar o carro, mas antes vou dar uma olhadinha na correspondência, pois pode ter alguma coisa urgente.
3. Ponho as chaves do carro na escrivaninha ao lado e, olhando a correspondência, vejo que tem algumas contas para pagar e muita propaganda inútil, e por isso decido jogá-las fora (as propagandas), mas vejo que o cesto de lixo está cheio.
4. Então lá vou eu esvaziá-lo.  Coloco as contas sobre a escrivaninha, mas lembro-me que há um banco eletrônico perto de casa e vou primeiro pagar as contas.
5. Coloco o cesto de lixo no chão, pego as contas e vou em direção à porta.
6. Onde está o cartão do banco? No bolso do casaco que vesti ontem.
7. Ao passar pela mesa de jantar, olho para um suco que estava bebendo. Vou buscar o cartão, mas antes vou guardar o suco na geladeira.
8. Vou em direção à cozinha, quando noto que a planta no vaso parece murcha, é melhor pôr água antes.
9. Coloco o suco na mesa da cozinha, quando... Ah! Achei os meus óculos! Estava à procura deles há horas!  É melhor guardá-los, já!
10. Pego num jarro, encho-o de água e vou em direção ao vaso.
11. Deixaram o controle remoto da televisão aqui em cima! À noite, quando quisermos ligar a TV, ninguém vai se lembrar de procurar na cozinha. É melhor levá-lo já para a sala. Mas...
12. Ponho os óculos sobre a mesa e pego no controle remoto.
13. Coloco a água na planta, mas caiu um pouco no chão. Deixo o controle remoto no sofá e vou buscar um pano.
14. Vou andando pelo corredor e penso que precisava trocar a moldura do quadro.
15. Estou andando e já não sei o que é que ia fazer!!!
16. Ah! Os óculos... Depois! Primeiro o pano. Pego nele.
17. Vou em direção ao vaso, mas vejo o cesto de lixo cheio.
18. Final do dia: o carro continua por lavar, as contas não foram pagas, o suco, lá está, quentinho, a planta levou só metade da água, não sei do cartão do banco, nem onde estão as chaves do carro!
19. Quando tento entender porque é que não fiz nada, hoje, fico atônito, pois estive ocupado o dia inteiro!
20. Percebo que isto é uma coisa muito séria e que tenho que ir ao médico, mas antes, acho que vou ver o resto da correspondência...”

Se identificou?



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.