“NO PAIN NO GAIN” ou “GO HARD OR GO HOME”? por Gustavo Mascarenhas


É bem provável que você já tenha ouvido falar nestas frases. A primeira quer dizer: sem dor, sem ganho, e a segunda: vá com tudo (dê duro) ou vá para casa. Expressões bastante usadas nos ambientes esportivos e dos negócios.

A primeira indica que para ter sucesso é necessário sofrer e sentir dor, enquanto a segunda foca no esforço e na determinação para alcançar seus objetivos, sem desistir, claro.

O sofrimento e a dor são caminhos muito comuns e bastante divulgados como método para o autodesenvolvimento, a maioria das pessoas a nossa volta acredita vigorosamente que este é o único caminho para se desenvolver e ter sucesso. Nós, entretanto, propomos um caminho bem inabitual, o da evolução pelo prazer. 

Dentro dos conceitos que ensinamos no DeROSE Method, passamos muito mais pela segunda expressão, que pela primeira. Isso porque estimulamos ao máximo a determinação, a garra, o afinco, mas sem que a pessoa se machuque ou se sacrifique. Aproveitando o caminho, valorizando e vivenciando o prazer em cada atividade do dia-a-dia.

Talvez você esteja pensando que este caminho é mais fraco e menos eficaz, provavelmente assim o vê por uma ótica influenciada pela cultura dominante, que preconiza a martírio e a mortificação. Porém os estudos neurológicos indicam o oposto, traumas físicos e psicológicos produzem seres bem menos saudáveis.

Basta verificar as formas de educar os cães, por exemplo. É muito mais eficaz e construtivo educar sem bater ou castigar, pelo carinho e recompensas. Eles ficam condicionados a obedecer e a realizar certas atividades mediante um agrado ao final. Quando fazem algo errado, por outro lado, ao invés de serem machucados, simplesmente perdem regalias ou são ignorados. Assim aos poucos vão aprendendo agradavelmente num ambiente pacífico e acolhedor.

Em contrapartida, os animais que são castigados e violentados por causa de um determinado comportamento, assim que se distanciam ou se libertam daquele que os oprimia, voltam a se comportar da mesma forma. Concluímos que além de serem menos saudáveis pela violência física e psíquica, tornam-se educados e disciplinados somente na presença do seu algoz.

Se uma pessoa é educada por meio sensorial e amoroso, em outras palavras, pelo carinho tanto físico quanto psicológico, com muito afeto e atenção, ela será mais saudável, viverá mais e com mais qualidade de vida. Esta via, no entanto, não deve induzir à indisciplina por parte daquele que está aprendendo, muito menos à superproteção e ao excesso de conivência com relação aos fracassos pelo que ensina. Para isso é necessário continuar estimulando a força de vontade, a obstinação ou em outras palavras o “GO HARD”, mantendo sempre os sonhos e objetivos em mente para enfrentar qualquer desafio.

Assim o “GO HOME” será ao final do dia um retornar à casa, mas diferente, cheio de satisfação por ter dado o melhor de si! E tendo alcançado ou não o seu objetivo, você estará com a cabeça erguida e sorrindo. Deleitando-se a cada passo.



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.