Stress pela falta de foco, ou falta de foco pelo stress? por Victor Fernandes


Me lembro quando era criança e precisava fazer uma pesquisa para uma lição de casa. Lá ia eu correndo pegar a Enciclopédia Conhecer, ou então ia à biblioteca quando não tinha o conteúdo em casa. A informação era escassa, de difícil acesso e de propagação lenta. Pra estar atualizado tinha que ler o jornal mesmo.

Saudades.

Por quê? Porque hoje sofremos do mal contrário, somos inundados por informação, mais do que conseguimos processar. Mesmo quando você está concentrado fazendo sua pesquisa escolar é bombardeado por notificações, alertas, updates dos amigos. E essa sobrecarga nos cobra um preço.

Nunca ouvimos falar tanto de stress, burnout, de pessoas com deficiência de atenção. São todos problemas criados pelo excesso de informação e excesso de decisões que temos que tomar todo o tempo.

O stress pode ser muito positivo, em níveis adequados, pois ele nos prepara para superar um obstáculo, uma dificuldade. É o seu corpo respondendo à um desafio. Mas passando desse nível ideal ele prejudica a nossa produtividade e saúde.

Neste instante em que escrevo o post, acabo de colocar o celular em não perturbe, pois durante os primeiros parágrafos o celular não parava de vibrar. Eram coisas importantes? Talvez, mas se eu divido a minha energia aqui e lá, não faço nem uma coisa, nem outra. Chega o fim do dia e me frustro porque não terminei nada que comecei, e me sinto sobrecarregado de trabalho. Se identificou? Pois é, o stress está aí!

Mas calma que tem solução! Você tem controle sobre os estímulos que recebe. Diminua a periodicidade das notificações, silencie seus aparelhos quando for necessário, veja seus e-mails em horários determinados por você. Programe as refeições da sua semana para que você não tenha que pensar nisso na última hora.

Obviamente, o stress é originário de vários fatores, e não tenho a intenção de abordar todos eles aqui. Mas quero compartilhar uma dica preciosa para diminuir muito o seu nível de stress no dia a dia:

A forma mais rápida de se fazer as coisas é fazer uma coisa de cada vez.

Faça uma coisa de cada vez! Faça – uma – coisa – de – cada – vez!

Dessa forma você direciona todo o seu potencial mental para uma única tarefa, e assim vai termina-la com muito mais rapidez e eficiência, pois você fez com atenção, então a chance de haver erros é muito menor. A cada tarefa cumprida dessa forma será uma pequena conquista que vem acompanhada de uma descarga de endorfina, que também é uma ótima combatente do stress.

Então não esqueça: Faça uma coisa de cada vez.



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.