FOCO X CRIATIVIDADE por Victor Fernandes


Há um tempo atrás escrevi sobre clareza - inclusive se você não viu, dê uma pausa aqui e vá lá ler, é rápido e você vai entender muito melhor o que eu quero dizer agora: Clareza, nossa tão esquecida amiga - e hoje, falando com uma aluna, percebi que aquele desenho que fiz lá em 2008 tem um novo significado pra mim.


Eu sempre fui criativo. Quando criança brincava sozinho de Lego e criava meu próprio mundo, ficava lá tranquilo imaginando histórias. Ainda hoje a criatividade é parte de mim, e faço questão que seja, pois além de uma característica, é um valor pra mim. Se não faço algo criativo eu me anulo por dentro. Gosto de coisas novas, de experiências novas.


Voltando à conversa que tive com minha aluna depois da aula aqui no DeROSE Method, estava falando da minha última exposição que aconteceu aqui em Alphaville, e que logo acontecerão outras em São Paulo. Depois começamos a falar de comida, pois era hora do almoço, e comentei que faço comida pra cantina da escola, que quando ela quisesse poderia almoçar aqui com a gente. Aí lembrei que uma aluna sempre vem almoçar às quintas-feiras pois depois da aula temos consultoria de percussão, que eu também ministro.


Nesse momento ela ficou olhando pra mim e começamos a dar risada. É, eu faço um monte de coisas! E aquele desenho faz muito sentido agora, e não de uma forma pejorativa, mas positiva, pois eu sou uma pessoa plural. Eu tenho vários interesses, gosto de fazer coisas novas o tempo todo e tudo isso é manifestação da minha criatividade.


Como ser criativo e manter o foco? No longo prazo posso dizer com certeza que sou guiado pelo meu propósito de vida. Isso é o que me faz seguir firme na minha profissão, na minha filosofia de vida e nos planos que quero para o meu futuro. No curto prazo…meu amigo, aí temos um problema!


Sendo bem sincero com você: sim, minha criatividade atrapalha um tanto no dia a dia. Criatividade e rotina não são coisas que convivem em pleno equilíbrio, mas uma ajuda a outra a se balancear. Sou aquela pessoa que quer fazer mil atividades diferentes e não consegue fazer tudo caber na agenda. Mas posso te ajudar com algums dicas.


Se o seu caso é o mesmo que o meu, e às vezes você se perde na rotina, aqui vai um artigo que me motivou a escrever esse post: Criativos dão dicas para manter o foco e aumentar a produtividade. Disciplina é a chave, ter um método, ter organização. O que eu costumo fazer é ver tudo que tenho pra fazer, organizar minha agenda para começar com as obrigações e prioridades, depois deixo um tempo livre programado pra pirar e fazer o que eu quiser, sem planejamento. Foi a melhor forma que encontrei pra produzir e me sentir livre pra criar.


A batalha é árdua, mas não queira se encaixar em um perfil que não é o seu, não deixe de criar coisas novas. Abrace essa criatividade toda aí e faça dela o seu motor!


E se tiver umas dicas pra compartlhar, vou ficar feliz em receber!!!



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.