Qualidade de Vida por Larissa Silvério


Quanto se fala hoje em “ter qualidade de vida”? O que isso significa para você?

Dentro da filosofia de vida que eu pratico e ensino no DeROSE Method, qualidade de vida para mim significa ter uma vida descomplicada e descontraída, fazendo aquilo que mais gosto com pessoas que amo ao meu redor.
Faz sentido para você?

Se sim, pare para refletir sobre o que mais gosta de fazer, faça uma lista e avalie quanto do seu dia isso representa em porcentagem. Dê nota de 0-10 para a sua saúde física, emocional, mental e financeira. Pense em cada uma das pessoas que você mais ama e anote quanto tempo você investe nelas, seja em visitas, telefonemas ou mensagens. Isso já vai lhe dar uma visão ampla se você está levando uma vida de qualidade ou não.

Tanto quanto eu posso me lembrar, sempre tive valores muito claros que me ajudaram a definir o que é qualidade de vida para mim e sempre busquei alinhar minhas escolhas a estes valores.

A verdade, a justiça e a ética sempre foram vitais para mim, a ponto de ser chamada de “chata” ou de “muito certinha” por vários amigos, seja porque não queria fazer download de filmes sem pagar ou porque não instalava Windows pirata no meu computador. Ao longo da vida, as vezes que não observei esse valor, sofri de verdade com sentimento de culpa, preocupação e angústia. Se te faz mal, não faça.

Uma coisa que me deixa muito incomodada é perder tempo!! Sempre que sei que vou precisar ficar em fila ou fazer uma viagem longa, me planejo para aproveitar esse tempo com alguma coisa construtiva. Verdade seja dita, muitas vezes eu durmo mesmo, mas considero isso construtivo, ok?

Outra ação para não perder tempo, foi sempre morar próximo ao meu trabalho. Em todas as cidades que trabalhei, as casas que escolhi tinham duas prioridades: distância do trabalho e segurança. Mesmo que o apartamento fosse pequeno ou eu precisasse pagar um pouquinho a mais, sempre escolhi meus endereços considerando estes dois critérios.

Tem várias coisas que eu gosto de fazer, como ler, dançar, nadar, mergulhar, curtir a minha casa etc. Mas por alguns anos, principalmente quando entrei no mercado de trabalho, eu simplesmente não fazia nenhuma destas atividades. Nossa sociedade tem um mindsetde que se você não está dentro da empresa muitas horas no dia (às vezes em um trabalho que você não gosta), você não é um bom profissional. O que significa que você deve se anular como pessoa para ser um profissional de respeito. Isso leva muitas pessoas à frustação, falta de saúde, com problemas familiares e quando veem estão com 60 anos e não fizeram nada do que tinham vontade. Vale a pena?

Hoje em dia tenho o privilégio de trabalhar com algo que amo muito, mesmo assim coloco no meu planejamento diário cada uma das coisas que gosto de fazer. Mas não foi sempre assim, eu precisei me reeducar e avaliar se eu estava com o emprego que eu queria, entender o que eu realmente gosto de fazer, para só então organizar minha vida, mudar de profissão e principalmente a minha agenda.

Estar com pessoas que eu amo é fundamental para meu emocional. Eu gosto de estar pertinho das pessoas (e das minhas filhas peludas), mesmo que seja para não fazer nada específico. Apenas estar junto.

Nós somos seres sociais, por mais introspectivo que você seja, invista em tempo para estar com as pessoas, para conversar, para fazer atividades em grupo e estimular o desenvolvimento da sua própria identidade, senso de coletividade e autoconhecimento das suas emoções.

Falando de sucesso financeiro, procure manter um padrão de gastos dois degraus abaixo do que você ganha. Isso vai lhe gerar reservas e tranquilidade para seguir a sua vida sem precisar estar constantemente trabalhando apenas para pagar contas.

Tudo o que eu listei até agora é muito importante, mas nada vai funcionar se você não tiver saúde. Movimentar o corpo, trabalhar a mente e cuidar para que as suas emoções estejam em harmonia é fundamental. Não deixe para cuidar da sua saúde quando começar a ter problemas, pode ser tarde demais. Pratique um esporte. Não precisa ser um atleta, gastar rios de dinheiro com super academias, equipamentos caros, a menos que isso seja uma paixão. Mas movimente-se, caminhe, suba escadas e se for treinar de forma mais intensa, aprenda a conhecer os limites do seu corpo.

Procure comer coisas gostosas, mas que também tenham valor nutricional. Medite e estimule o seu cérebro com novas experiências e novos conhecimentos todos os dias. Observe suas reações emocionais em cada situação e tire sempre o melhor de tudo o que lhe acontece, mesmo nos momentos de dificuldade o simples fato de você sorrir pode mudar seu estado de espírito e te levar para um caminho de resolução ao invés de um caminho de derrota.

Por fim, lembre-se de fazer tudo isso de forma leve e descontraída. Se por algum motivo a sua rotina se tornar um sacrifício, algo está errado, mude já!



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.