Descontraia! por Gustavo Mascarenhas


É comum ouvirmos as pessoas dizerem que precisam fazer, mudar, acontecer, transformar! Dizem também que não há tempo a perder e que Deus ajuda quem cedo madruga! Tudo isso é importante, é essencial na verdade, mas geram indiscutivelmente, mesmo que em pequena escala, tensão, rigidez e contração!

Após um dia de trabalho longo e intenso ou depois de um treino exaustivo de seu esporte favorito, é essencial que você descontraia. Um banho bem tomado, aquela relaxada no sofá, ficar um tempinho pensando em simplesmente nada. Tudo isso ajuda você a descontrair de várias formas.

Você pode me perguntar o porquê de estarmos falando sobre isso, pois é muito comum as pessoas relaxarem, descansarem e dormirem. A questão que levanto na verdade é a frequência, qualidade e intensidade das várias formas de descontração!

A correria do dia-a-dia pode nos deixar tensos. A falta de flexibilidade pode fazer com que nossos pensamentos fiquem muito rígidos. Se não conseguimos descontrair profundamente pode ser que nosso sono não seja tão bom e acordemos cansados. Quando ficamos muito sedentários pode ser que nem consigamos alcançar o próprio pé para calçar a meia! Todas estas são situações nas quais uma maior descontração poderia ajudar e muito.

Pense na descontração muscular e articular. Você já notou que se você observar bem conseguirá identificar as contrações involuntárias dos seus músculos? Colocando assim atenção e consciência, vão começar a descontrair aos poucos, pois só de pensar em descontrair, o seu cérebro já envia um comando e os músculos vão soltando aos poucos e as articulações ficarão mais flexíveis. Eu gosto de combinar isso com técnicas corporais de alongamento do DeROSE Method. A descontração fica melhor ainda.

Se você souber descontrair bem e profundamente, seu sono também será muito melhor. Dormir bem é o elixir da vida e vai aumentar sua disposição, vitalidade, memória e capacidade de aprendizado.

De acordo com a Revista Scientific American – Mente e Cérebro: “para estar apto ao aprendizado, o cérebro precisa primeiro passar por várias horas de sono sem perturbações.” Assim você aprende melhor e fixa melhor o conhecimento.

Para conseguir isso, coma coisas mais leves à noite e evite usar o celular, por exemplo, por pelo menos 2 horas antes de dormir. Vá desacelerando para o seu corpo entender que é hora de descansar!

Os pensamentos precisam de bastante observação, pois muitas vezes não percebemos quantas vezes por dia temos pensamentos rígidos. São pensamentos quase sempre generalistas, que desconsideram qualquer outra possibilidade.

Para trabalhar estes pensamentos uma dica boa é ser mais flexível em suas opiniões, mas sem precisar abrir mão do que você realmente pensa. Lembre-se que entre o 8 e o 80 há um montão de possibilidades!

Outra forma de flexibilizar os pensamentos é aumentar a flexibilidade do corpo, para isso as técnicas de alongamento que mencionei também ajudam, pois corpo e mente estão conectados. Quando você melhora a flexibilidade corporal, a mental também melhora.

Como você pode ver, a habilidade de descontrair se aplica a muitos aspectos da sua vida e é algo muito valioso, pois se fizermos bem, podemos melhorar e muito nossa flexibilidade corporal e mental, nosso sono e assim termos mais qualidade de vida.

Bora descontrair!



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O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.