Clareza, nossa tão esquecida amiga por Victor Fernandes


Hoje estava olhando para algumas pinturas e desenhos antigos meus, lá de 2008.

Além de ficar espantado com o fato de que já se passaram mais de 10 anos da minha primeira exposição, um desenho em específico me fez gastar mais tempo. Comecei a refletir sobre ele, consquentemente, sobre a vida. O desenho foi este aqui:

 

Este sou eu, tomando a decisão de desistir de aprender a tocar guitarra, afinal, como você pode ver, eu já tinha muitas outras coisas na cabeça, e meu dia, como o seu, só tem 24 horas.

Dividido entre a faculdade de arquitetura, a fotografia, as artes plásticas, o recém chegado grafitti e a tentativa tardia de aprender a andar de skate, em 2008 eu tive que parar e projetar uma vida futura para ver onde queria chegar. Muita energia era gasta com várias atividades, mas nem todas me ajudariam a chegar onde eu queria. Tive então que escolher o que deixar pra trás. Eram coisas demais para carregar na cabeça naquela época.

Instintivamente eu sempre soube o que não queria pra minha vida. E acho que isso é instinto mesmo, de sobrevivência. Mas demorei muito pra saber o que realmente eu queria. Tinha uma visão meio embaçada, meio míope, me faltava clareza.

Ter clareza sobre o que queria foi uma tarefa árdua, porque primeiro precisei saber bem quem sou, depois, pra onde queria ir, com quem, em quais condições. Esse processo demanda tempo e energia, e só fui acertar o rumo em 2012, quando tomei a decisão de mudar de profissão. Troquei a régua e o esquadro por um outro instrumento de trabalho, o ser humano. 

Voltando para 2019, eu observo meus alunos, meus amigos, as pessoas com quem converso na rua e vejo quanta gente tem por aí vagando sem saber onde vai chegar. Não temos e não teremos todas as respostas, isso é fato. Mas você já se fez todas as perguntas? Ou pelo menos aquelas desconcertantes perguntas certas?

Quais são meus valores? Do que eu não abro mão na vida? Quais são minhas habilidades? O que quero a curto, médio e longo prazo?

As respostas que virão lá de dentro são sua bússola, elas vão apontar pra onde você verdadeiramente quer chegar. Mas é preciso tirá-las lá de dentro. E aí você lembra da nossa esquecida amiga, a clareza. Será que ela está fazendo falta?

 

Você tem clareza sobre a sua vida? Ou será que está precisando de óculos?

 

 



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.