O poder das palavras e atitudes! por Larissa C. Silvério


Você já parou para pensar como você pode influenciar o decorrer do seu dia, e mesmo de outras pessoas, simplesmente pelo fato de cuidar das suas palavras e atitudes?

Quando você sai de casa pela manhã, provavelmente você não planeja ser rude, ter falta de educação ou indiferença às pessoas a sua volta, correto? Mas como estamos em um turbilhão de pensamentos e emoções, acabamos deixando que nossas palavras e atitudes reflitam-se, muitas vezes, de forma negativa.

Por exemplo, quando você sai pela manhã do seu prédio, condomínio etc., você deve passar por algum porteiro ou alguma pessoa realizando um serviço. Porque ao invés de passar voando por essa pessoa, sem olhar no rosto, pensando em outras coisas que você tem pra fazer, já estressado ou bravo porque tem que ir trabalhar, você não olha para essa pessoa e diz um “bom dia”, com um sorriso sincero no rosto? Isso vai fazer bem para a pessoa, que já está trabalhando, e para você, pois fisiologicamente, quando sorrimos, nosso estado emocional muda, o seu corpo entende que algo bom está acontecendo e libera hormônios/neurotransmissores de prazer. E essa sensação de felicidade e prazer tem um efeito cascata no resto do seu dia. O mesmo efeito cascata acontece se você se manter irritado, grosseiro e infeliz.

Uma postura agradável, leve, cortês com quem quer que você se comunique e interaja, irá gerar, muito provavelmente, uma resposta mais agradável, um serviço melhor da pessoa que está do outro lado.

Comece a reparar, o que acontece quando você tem atitudes gentis: se o interlocutor está com um rosto fechado, ranzinza, já irá se suavizar, mesmo que pouco. Pronto, você já fez bem à essa pessoa. E isso pode mudar o estado emocional deste interlocutor, e só isso pode mudar o decorrer do dia dela, para melhor é claro.

Agora se você já chega, de forma abrupta, indiferente, apressada e rude, é exatamente isso que você também vai receber de volta.

Agora, por qual resposta você quer ser responsável? Entende como você mesmo pode fazer diferença em como o seu dia vai acontecer?

No começo pode parecer algo penoso, difícil, que exige uma falsidade da real sensação em que você se encontra. Mas quando você tem conhecimento do poder que um simples sorriso, uma obrigada, um boa-tarde etc., podem gerar, você começa a fazer isso de forma intencional, natural, sabendo que você tem as ferramentas para ter uma dia mais agradável e que funciona melhor.

Não importa como a outra pessoa iniciou a comunicação com você, lembre-se que ela pode não conhecer esse mecanismo, ou estar passando por um momento realmente difícil. Treine a sua empatia, e seja você o agente de transformação positiva no seu dia e no dia dela. Se alguém for rude com você, responda com gentileza verdadeira e veja o que acontece!

Como a Johnson&Johnson já diz, “Carinho inspira carinho”.



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.