Liberdade ainda que tardia! por Gustavo B. Mascarenhas


É provável que você já conheça esta famosa frase. Foi em meados de 1789, que a referida expressão virou lema da conspiração separatista conhecida hoje como Inconfidência Mineira. O curioso é que ela ganhou tanta força, que quase 200 anos depois, em 1963, passou a fazer parte oficialmente da bandeira do Estado de Minas Gerais, escrita em torno de um triângulo vermelho. Foi uma homenagem aos inconfidentes, sedentos por liberdade, que retiraram o trecho de um texto em latim do poeta romano Virgílio, e na época tinham a esperança de usá-la para estampar a bandeira da tão sonhada república, que ainda não era livre de Portugal, a qual chamamos hoje de Brasil.

Em busca da independência, os mineiros lutaram muito para emancipar a Terra de Vera Cruz da terrível opressão da Coroa Portuguesa, batalharam pela soberania que só foi alcançada em 1822. Mas não foi somente na terra do pão de queijo e do doce de leite, patrimônios da humanidade, que combates foram travados e vidas foram ceifadas por este nobre ideal, a liberdade. Na história da humanidade, este tema sempre foi e continua sendo central para qualquer povo, em qualquer época.

Ela é algo tão essencial que, de acordo com a nossa Constituição de 1988, foi considerada um direito inviolável. Na revolução francesa ela também aparece na tríade: liberdade, igualdade e fraternidade. Uma única palavra, mas que representa um grande conceito, e embora seja bonita de se ouvir, é necessário usá-la com cuidado.

Já que mencionei comidas típicas deste grande estado brasileiro, pense agora no que você mais gosta de comer. Você gostaria de ter liberdade para comer este alimento na hora que quisesse? E mais, a quantidade que quisesse? É provável que você já esteja mais alegre, salivando agora, e não é só por causa desta delícia que você está desejando, mas também pela ideia de uma liberdade sem restrições para usufruir e se deleitar. Você, porém, já sabe que isso não será possível, seja por limitações de saúde, financeiras, de tempo, lugar ou tamanho do seu estômago. A questão então é:  você precisa estar consciente das consequências, para fazer boas escolhas e não abusar da liberdade. Se você pensou num doce, por exemplo, comê-lo em excesso poderia desenvolver em você diabetes. Já dizia o ditado: “a diferença entre o remédio e o veneno é a quantidade”.

Fato é que a liberdade estranhamente funciona como um paradoxo, pois só a temos quando conseguimos pelo menos em parte abrir mão dela, ou seja, numa relação interpessoal, por exemplo, funciona bem o ditado: a minha liberdade termina onde começa a sua. Se você abusar dela, ela lhe será tirada, e a punição pode ser desde a perda de um privilégio até ir para a prisão. Na bíblia, o escritor Paulo, diz: tudo posso, mas nem tudo me convém. Com este versículo, expõe o pensamento de que a liberdade deve ser usada com sabedoria, ponderando de acordo com cada situação.

A liberdade também está presente na ligação entre o que você faz e o que pensa ou sente. De acordo com o escritor DeRose: “A liberdade é o nosso bem mais precioso. No caso de ter que confrontá-la com a disciplina, se esta violentar aquela, opte pela liberdade.” Esta frase profunda também indica certas limitações, pois convida a pessoa a testar a compatibilidade entre aquilo que está exercendo e os seus valores, sua essência. Caso a combinação não seja agradável, ele orienta ao afastamento. Em outras palavras, se uma pessoa se sente mal em manter a disciplina executando uma tarefa, fazendo-a todos os dias por exemplo, deve usar a sua liberdade para não mais fazê-la e por conseguinte deve também afastar-se da instituição ou pessoa que propõe tal ação.

A liberdade pressupõe então poder de escolha, porém não exime das consequências. Então pense bem antes de exercê-la. Você é livre! Escolha o que quiser com consciência, e se estiver apoiado no respeito ao outro e ao mesmo tempo naquilo que te faz feliz, é quase certo que estará num caminho promissor para o sucesso.

Fontes:

Wikipedia, Derose, Bíblia, Virgílio, Governo de Minas Gerais.



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.