O PODER DA PALAVRA OBRIGADO por Alessandra Filippini


Uma coisa que todos temos em comum é a busca pela felicidade, o que diferencia é como a felicidade é traduzida para cada um de nós.
 
Muitos procuram do lado de fora, em bens materiais, sucesso, dinheiro, beleza..., mas a verdade é que a felicidade nos é intrínseca e existe uma forma de nos conectar constantemente com ela: agradecendo.
 
Segundo David Steindl-Rast: “Não é a felicidade que traz gratidão, é a gratidão que traz felicidade.” Eu concordo plenamente com ele.
 
Quando algo valioso nos é dado gratuitamente, a gratidão nasce e junto a felicidade. Diariamente ganhamos o momento presente, a oportunidade de fazer algo, de realizar,  fazer a diferença. Porém estamos sempre na correria e não damos atenção para perceber essas oportunidades e momentos únicos.
 
Quantas histórias já ouvimos de tragédias e com elas momentos de reflexão sobre o que temos para nos arrepender. E a conclusão muitas vezes se repete: nos arrependemos  de não ter aproveitado o momento, pois não estávamos atentos ao que estava acontecendo e sim com atenção no futuro, no que queríamos conquistar.
 
Focados onde queremos chegar, esquecemos de apreciar onde estamos.
 
Como aprender a olhar essas oportunidades e agradecer por elas? pare, olhe e siga. Precisamos aprender a aquietar, a parar. E isso é possível com treino, paciência e atenção.
 
E o ponto aqui não é ter experiência de gratidão, mas viver em gratidão. Para isso é preciso estar atento e consciente dos momentos que nos são dados, as oportunidades de estarmos vivos e fazermos algo para mudar nossa realidade ou nosso entorno.
 
Não seremos gratos sempre, como às coisas ruins que ocorrem com a gente e no mundo, mas sim pela oportunidade que mesmo essas ocasiões nos proporcionam, como o aprendizado. É nas adversidades que temos a oportunidade de evoluir e crescer como ser humano e, por essas oportunidades e aprendizados que devemos agradecer.
 
Depois de parar, olhe! Abra os olhos, os ouvidos, as narinas. Aguce os sentidos e perceba as oportunidades que estão sendo dadas. O momento único!
 
E é depois de parar e olhar é que podemos seguir. Neste caso, agir.
 
Estamos fazendo parte de uma mudança de consciência. O mundo está mudando. As pessoas estão entendendo o quanto ser grato e agradecer pode mudar o mundo.
Se você é grato, você não tem medo, se não tem medo, não é violento. Se é grato, você age com o senso de abundância e não de escassez. A gratidão evita depressão, ansiedade, stress ... os males desta década.
 
Parar para agradecer dá a possibilidade de nos conectar com as emoções e sensações que já sentimos no passado, uma reconexão com os momentos felizes e uma mudança de Mindset (atitude mental).
 
Ao agir com gratidão, você começa a desencadear esse sentimento ao seu redor e possibilitar as pessoas a agirem da mesma forma. Corrente do bem.
 
Nos damos conta do quanto algo ou alguém ou alguma situação nos é importante apenas depois que perdemos. Gratidão tem a ver também com dar valor.
 
Em um determinado momento da minha vida, onde estava muito reclamona e só vendo o lado ruim das coisas, passei a fazer o seguinte exercício: todas as noites, antes de dormir, repassava como havia sido o dia, o que tinha sido legal e o que não tinha.
 
Passei a agradecer até mesmo pelas pequenas coisas e observar o quanto posso aprender com as situações desfavoráveis. Esse hábito carrego comigo até hoje, todos os dias. Isso me trouxe dias mais coloridos, sorrisos mais fáceis e uma vida mais leve.
 
Que tal começar a exercer este nobre sentimento agora? Pense em três coisas pelas quais você pode agradecer. Não lembrou de nada? Então pense nas situações, coisas, pessoas, fatos, acontecimentos, palavras ... que você acordaria sem caso não agradecesse, tenho certeza que encontrará muitos motivos para ser grato.



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.