ADAPTABILIDADE por Larissa C. Silvério


Em um mundo que muda rapidamente a cada dia, o poder de adaptação é essencial para que não haja angústia, frustração e estagnação.

Eu tenho 32 anos e já passei pelos discos de vinil, fita, vídeo cassete, palmtop, beeper, lançamento do micro-ondas, internet discada, internet por cabo óptico, câmera de filme, câmera digital, trabalhos em folha ao maço,  cartas, e-mail, disquete, cartão de memória de 512MB a HD externos de 2T, armazenamento infinito na nuvem, computadores em MSDOS, váaaaaarias versões de windows,  ICQ, messenger, salas de bate-papo, whatsapp, orkut, facebook, instagram, twitter, celulares analógicos, celulares digitais, smartphones e mais uma infinidade de coisas.

Cada uma das novas tecnologias exige adaptação e aceitação. E isso é apenas uma área da nossa vida que exige um esforço para nos ajustarmos às novas formas de comunicação, de entretenimento etc. Pense em quanto precisamos nos adaptar às tendências de moda, de alimentação e, o mais difícil, de comportamentos socioculturais.

Muitas afirmações, propagandas e costumes que hoje nos parecem atrozes e absurdos, eram completamente normais há alguns anos.

Alguns exemplos singelos:

- Cocaína já foi utilizada para tratar dor de dente.

- Malzebier, na década de 30, era uma cerveja (ou tônico) doce direcionada para senhoras e crianças, com a intenção de prevenir anemia e palidez.

- Leite Moça já foi anunciado como rico em vitamínicos e indicado para crianças na falta de leite materno.

- A escravidão era algo comum, aceitável e quesito de status até menos de 150 anos atrás, no máximo há 3 gerações.

Descobertas e inovações na física, matemática e medicina sempre sofreram oposições e inúmeros questionamentos até que sejam aceitas e incorporadas pela sociedade (a terra é redonda; uso obrigatório de máscaras e luvas em ambientes hospitalares; anticoncepcionais; uso de células tronco em tratamentos de doenças antes irreversíveis; etc.).

Tudo muda! Essa é uma certeza que podemos ter e essa habilidade de ADAPTAÇÃO exige:

1. manter a mente aberta e saber que o que hoje nos parece excelente e funcional, pode se tornar atrasado e errado.

2. manter-se atualizado, saber quais as mudanças e as inovações que estão ocorrendo.

3. estar disposto a continuar aprendendo constantemente, inclusive com pessoas mais novas e menos experientes, mas que talvez estejam mais atualizadas e tenham mais facilidade com novas tecnologias que nós.

4. estar disposto a quebrar paradigmas e condicionamentos.

Quando não nos ajustamos as mudanças, ficamos obsoletos, principalmente no que diz respeito à nossa atividade profissional. Quando não adaptamos nossos condicionamentos sociais, podemos nos tornar pessoas de difícil convívio e passíveis à exclusão dos grupos que fazemos parte.

Adaptação é uma questão de sobrevivência!



Siga-nos

DeROSE Method Alphaville
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.