Comunicação melhor, qualidade de vida maior! por Gustavo B. Mascarenhas


A comunicação é perfeita quando a pessoa que emitiu a mensagem é plenamente
compreendida pela outra que a recebeu. Todos sabemos, entretanto, que não é sempre assim
que acontece! A comunicação é apontada como uma das principais causadoras de problemas
em empresas, famílias e em situações diversas. Embora ela facilite muito a nossa vida, pode
acabar sendo uma grande vilã! Como podemos então melhorar nossa comunicação para
termos uma vida melhor?


Primeiro é preciso entender como tudo funciona. Na comunicação nós temos várias partes e
papéis. O emissor é quem transmite a mensagem por meio de um código (um idioma, por
exemplo) e um canal, como um e-mail. Temos também o receptor, que é a pessoa que recebe
e interpreta a mensagem. Parece tudo muito bonito, não é? Só que neste processo pode haver
inúmeros problemas, como a falta de clareza do emissor ou a interpretação equivocada do
receptor.


Agora que já entendemos como a comunicação funciona e que podem haver problemas,
sugiro duas estratégias para sua comunicação ser mais assertiva e assim gerar menos malentendidos, conflitos, erros e retrabalhos. Elas podem até salvar seu casamento, então preste
atenção!


A primeira, a mais simples, é a técnica da paráfrase. Para realizá-la é só o emissor perguntar ao
receptor o que ele entendeu sobre a mensagem que acabou de receber. Muita calma nesta
hora! Sempre coloque a culpa em você mesmo e não no outro, não importa se foi você quem
falou ou ouviu. Se você for o emissor sempre diga: não tenho certeza se me expressei bem,
você poderia me dizer o que entendeu? Caso você esteja no papel de receptor, diga: não
tenho certeza se compreendi bem, você disse... (diga o que entendeu). Em seguida pergunte: é
isso mesmo?


A segunda técnica não é tão fácil, pois envolve as emoções, que são inerentemente mais
complexas. Ela se baseia na empatia, ou seja, depende da sua capacidade de se colocar no
lugar do outro e de sentir o que ele está sentindo. Ela é chamada de rapport, um termo da
língua francesa, que significa: trazer de volta. É usada na psicologia para criar uma ligação
entre uma pessoa e outra, a fim de conseguir compreendê-la melhor. Pode ser feita de várias
formas. Uma delas é o espelhamento, no qual você, por exemplo, senta-se da maneira que a
outra pessoa está sentada, assim inconscientemente ela se sentirá mais à vontade na sua
presença. Deve-se, porém, tomar muito cuidado para fazer isso de forma bem sutil e delicada,
pois a outra pessoa pode sentir-se constrangida caso perceba que você a está imitando. Outra
forma é descobrir algo que vocês tenham em comum, assim ficarão mais descontraídos, como
se já se conhecessem há anos.


No final das contas, esclarecer pacificamente, usando a paráfrase, sem alterações dos ânimos
das partes envolvidas, constitui uma forma elegante e polida de solucionar problemas de
comunicação, portanto esforce-se para desenvolver bem esta técnica e assim melhorar a sua
qualidade de vida e a dos outros!

Lembre-se também do rapport, técnica que funciona bem
para um primeiro contato com alguém que deseja conhecer melhor, podendo tornar-se
grandes amigos, por exemplo! Também é legal usá-la quando precisar entender o que a
pessoa está tentando lhe dizer pela enésima vez, e você ainda não tenha compreendido.
(Geralmente esta técnica é a que salva o casamento!)



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